“Mídia em Foco” aborda a evolução das mídias sociais e relação com outros meios de comunicação

Publicado em 08/11/2017 - 09:08

“As mídias sociais chegam dentro dessa perspectiva de que nós liberamos o polo de emissão de conteúdos, todas as pessoas podem produzir conteúdos na Internet. E as plataformas de mídias sociais dão essa facilidade. É muito mais fácil eu publicar uma foto, um vídeo, uma informação muito rapidamente”, explica a doutora em comunicação e jornalismo digital Caru Schwingel, cofundadora da Casa da Cultura Digital e autora dos livros "Mídias Digitais - Produção de conteúdos para a web" e "Ciberjornalismo".

O “Mídia em Foco” de quarta (8) debate como as mídias sociais quebram o paradigma das mídias tradicionais e permitem à comunicação ser uma via de mão dupla. Uma das principais características das mídias sociais é a produção descentralizada do conteúdo: sai o monopólio da informação e surge a pluralidade de vozes. O espectador, o ouvinte e o leitor dão lugar ao “usuário-mídia”: alguém que não apenas consome informações, mas interage ativamente nas mídias sociais.

Para a consultora, professora e pesquisadora de mídias sociais Carolina Terra – autora do livro “Mídias sociais...e agora?” –, o “usuário-mídia é um sujeito com capacidade de produção de conteúdo em função das mídias sociais. Ele produz conteúdo porque está no Facebook, no Twitter, ou tem um blog, uma página na Internet. Tem capacidade de produzir conteúdo e acaba se tornando um veículo de mídia. Todo sujeito ali é um potencial produtor de conteúdo.”

A apresentadora Paula Abritta recebe ainda o professor Erick Messa, da Faculdade de Comunicação e Marketing e coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e o consultor em comunicação e inovação Flávio Ferrari.

“De um modo geral, a gente tende a acreditar que a tecnologia muda o mundo, muda as pessoas. No fundo, quase sempre não é isso. A tecnologia vem facilitar o processo de as pessoas adotarem praticas que já gostariam de adotar antes da chegada da tecnologia”, defende Ferrari.

Serviço:
Mídia em Foco – mídias digitais.
Quarta-feira, 8 de novembro, às 22h30, na TV Brasil.

Compartilhar: