Quarteto de Cordas da UFF se apresenta no programa Partituras

Publicado em 10/11/2017 - 17:27

Espetáculo de música erudita foi gravado no Espaço Cultural do BNDES

Neste domingo (12), ao meio-dia, na TV Brasil, o Partituras recebe o Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF). No programa, os músicos executam peças de Ernst Mahle e de Franz Schubert. O show foi gravado pela emissora pública no Espaço Cultural do BNDES, no Rio de Janeiro.

Formado pelos músicos Tomaz Soares (violino), Ubiratã Rodrigues (violino), Nayran Pessanha (viola) e David Chew (violoncelo), o Quarteto de Cordas da UFF tem no currículo uma vasta lista de apresentações no Brasil e no exterior. Uma de suas missões é dar luz às obras de compositores brasileiros.

No Partituras, o público tem a chance de ver a interpretação da peça Quarteto 1975, de Ernst Mahle, que usa características da música nacional, como o modalismo harmônico, ritmos ostinatti e sincopados. O compositor nasceu alemão mas escolheu o Brasil como sua pátria.

Já o Quarteto "Rosamunde" de Schubert serve de contraponto ao mostrar a possibilidade melancólica da formação, apesar do final alegre e esperançoso.


Sobre o programa

Atração de música erudita da TV Brasil, o Partituras lançou a sua quarta temporada em outubro. Semanalmente, a produção exibe um recital inédito.

As novidades da nova fase do programa são as gravações no Espaço Cultural BNDES, os espetáculos de bandas formadas em projetos sociais como a Orquestra Maré do Amanhã e a Orquestra de Cordas da Grota; além das entrevistas com os artistas convidados em linguagem documental.

Além da exibição na TV Brasil, o Partituras também vai ao ar nas ondas do rádio. A produção é transmitida pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz e pela Rádio MEC AM Brasília 800kHz aos domingos, ao meio-dia. Já a Rádio MEC AM Rio 800kHz apresenta o Partituras de domingo para segunda-feira, à meia-noite.

Serviço
Transmissões do Partituras
TV Brasil – domingo (12), ao meio-dia
TV Brasil – domingo (12) para segunda-feira (13), às 3h (reprise)
Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz – domingo (12), ao meio-dia
Rádio MEC AM Brasília 800kHz – domingo (12), ao meio-dia
Rádio MEC AM Rio 800kHz – domingo (12) para segunda-feira (13), à meia-noite
Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz – quinta-feira (16), às 21h (reprise)
Rádio MEC AM Brasília 800kHz – quinta-feira (16), às 21h (reprise)

Compartilhar: