TV Brasil exibe último capítulo da novela africana Jikulumessu nesta quinta (9)

Publicado em 09/11/2017 - 09:25

Trama angolana foi o segundo folhetim do continente africano exibido na televisão brasileira

No ar há cinco meses e meio pela TV Brasil, a novela angolana Jikulumessu termina nesta quinta-feira (9), às 20h30, com um episódio especial que terá duração de uma hora e meia.

No dia seguinte, a emissora pública reapresenta o último dos 120 capítulos do folhetim que conta a história de amor e vingança protagonizada pelo personagem Joel Kapala.

Repleto de emoções, o desfecho da trama conta com os elementos tradicionais que marcam o encerramento de novelas: passagem de tempo, casamentos e encontros familiares. A história acaba com final feliz para o casal de mocinhos Djamila e Joel enquanto os vilões Bianca e Greg têm destino trágico e punição severa.

A produção angolana foi indicada ao Emmy Internacional de melhor novela e eleita pela Academia Internacional de Televisão como uma das quatro melhores do mundo em 2015. Na ocasião, entidade premiou a brasileira "Império" nessa categoria.

Jikulumessu celebra as cores, os sabores, a musicalidade e a força da cultura de Angola. A trama apresentou temas polêmicos e socialmente relevantes daquele país e também do Brasil, como corrupção, consumo de drogas, ambição, prostituição e homofobia.

A novela foi a segunda obra dramatúrgica da África na televisão brasileira. A primeira trama africana exibida no país foi Windeck, novela angolana que ficou no ar entre novembro de 2014 e abril de 2015 também na TV Brasil.

Uma das estrelas do elenco de Jikulumessu é a atriz Heloísa Jorge, no papel de Djamila Pereira, na segunda fase da história. A personagem fez par romântico com o protagonista Joel Kapala. A artista angolana radicada no Brasil fez o papel de Laura na novela "A Lei do Amor".


Capítulo final de Jikulumessu

O relatório do laboratório norte-americano confirma as provas de que William e Greg atacaram sexualmente Nzola. Mas há uma novidade. Descobriram uma marca de um anel no pescoço de Nzola, que Lemba reconhece como sendo de William. Foi o seu ex-namorado que matou a sua irmã.

Djamila diz a Joel que ele vai ser pai de uma menina. Eles decidem dar o nome de Cândida à garota. Maria e Roberto se instalam na casa que construíram. Eles fazem uma surpresa para Lemba. Walter e Soraia se mudam para a antiga casa de Maria.

Lemba se casa com o também policial Pedro. A festa é realizada na residência de Joel. Paulo e Kleyde se conhecem no cerimônica e ficam apaixonados.

Os brinquedos de Ana com resíduos do lixo são um sucesso. Daniel ganha o casting de apresentador de televisão e faz um programa para crianças.

Lao Kim explica para Joel que vai precisar deixar a empresa Musicao. Ela volta para Nova Iorque onde vai fazer o trabalho que sempre quis: ser intérprete das Nações Unidas.

Depois de se tornar famosa pelo seu abacate love, Nayr consegue realizar o sonho de ter o seu SPA. Ela e Bruno se casam.

Antes de ir para o casamento de Nayr, Djamila faz o primeiro show da sua carreira. Ela é convidada para fazer parte do espetáculo do cantor angolano Anselmo Ralph.


Sobre Jikulumessu

Com um elenco que reúne astros da dramaturgia angolana, a história de Jikulumessu se divide em dois momentos. O primeiro se passa em 1998 quando o jovem Joel Kapala deixa Lubango, cidade do interior de Angola, rumo a uma conceituada instituição de ensino da capital Luanda onde é perseguido e sofre bullying de colegas e até de professores.

Expulso da escola após uma armação, ele parte para os Estados Unidos. A segunda fase da produção dramatúrgica se passa 16 anos mais tarde, em 2014, quando Joel volta a Luanda com o objetivo de se vingar daqueles que lhe prejudicaram no passado.

Jikulumessu causou polêmica quando foi exibida em Angola, em 2015, por mostrar a primeira cena de beijo entre dois homens. Na época, o canal público TPA tirou a novela do ar por uma semana. No mesmo ano, a trama foi exibida em Portugal na emissora pública RTP.

Na primeira etapa da história, o personagem de Joel Kapala na adolescência é interpretado pelo ator Fernando Mailoge. Nesse período, o papel da mocinha Djamira Pereira, aos 14 anos, é de Sandra Gomes. Já nos capítulos em que a trama se passa nos dias atuais, os atores Borges Macula e Heloísa Jorge vivem o casal de protagonistas.

Serviço
Novela angolana Jikulumessu na TV Brasil
Capítulo Final – quinta-feira, 9 de novembro, às 20h30
Reapresentação do último capítulo – sexta-feira, 10 de novembro, às 20h30

Compartilhar: