Curta em Cena discute produções que exploram assuntos da história nacional

Publicado em 11/12/2017 - 17:52

Programa propõe uma reflexão sobre as narrativas que abordam temas da ditadura

A ditadura brasileira inspira os dois curtas-metragens que o programa Curta em Cena debate nesta terça (12), às 23h30, na TV Brasil. A atração apresentada pela jornalista Tâmara Freire analisa a potência desse formato no relato de um período da história.

O Curta em Cena mostra trechos da ficção "Noite Escura de São Nunca", dirigida por Samuel Lobo, e do documentário em animação "Guerra dos Gibis", realizado pelo cineasta Rafael Terpins. Os filmes ratificam a capacidade dessas produções em refletir e construir narrativas sobre momentos e tempos distantes.

As duas produções cumprem o papel de manter viva a memória da sociedade. O programa da TV Brasil ressalta a criatividade de dois realizadores que usam de técnicas bem diferentes, mas com um mesmo resultado: a arte do curta-metragem ajudando a entender o história do país.

No primeiro bloco, a apresentadora recebe no estúdio o cineasta Samuel Lobo que fez o curta "Noite Escura de São Nunca que apresenta os traumas da violência policial no passado e no presente. A obra foi vencedora da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O curta é apontado como espaço da experimentação para o jovem diretor. "No cinema brasileiro, o curta-metragem é a ponta de lança da experimentação. É o lugar onde vemos os filmes mais arriscados, com novas formas de linguagem. Acho muito bom. Quero continuar a fazer curtas porque te dá uma liberdade que uma estrutura de longa-metragem não permite", analisa.

Para Samuel Lobo, o curta não precisa ser uma etapa para um diretor realizar um longa. "No curta, você pode experimentar sem muita interferência externa", explica o convidado que completa. "Não vejo o curta necessariamente como uma escada para o longa. É um gênero por si só muito forte e bom de se fazer", afirma.

Já no segundo bloco do Curta em Cena, o assunto é a animação "Guerra dos Gibis". O curta traz personagens de quadrinhos eróticos que foram censurados durante a ditadura, na década de 1970, e que, no filme, travam uma verdadeira batalha. A produção conquistou muitos prêmios em festivais, com destaque para o reconhecimento de Melhor Filme no Festival de Brasília.

Idealizador da obra, o cineasta Rafael Terpins revela que a animação sempre o atraiu muito. "Fui descobrindo minha voz no cinema através do desenho", relata. Em sua carreira, o diretor já realizou quatro curtas e está finalizando seu primeiro longa-metragem.

Serviço
Curta em Cena – terça-feira (12), às 23h30, na TV Brasil.

Compartilhar: