X

Digite sua busca e aperte enter

Mídia em Foco discute o impacto do vídeo on demand no cinema

  • 05/12/2017 08h19
  • Gecom

O cinema versus o vídeo on demand. Este é o tema do programa Mídia em Foco que vai ao ar na quarta-feira, dia 6, às 22h30, na TV Brasil. Na atração, especialistas falam sobre as mudanças sofridas nos últimos anos na chamada janela de exibição, que é o período exclusivo que uma produção cinematográfica tem em cada mídia. 

Até pouco tempo, o modelo padrão funcionava assim: um filme estreava no cinema, depois ia para as locadoras, em seguida para a TV a cabo e por último chegava à TV aberta. Mas a popularização do vídeo on demand mexeu com esse paradigma. 

“A gente está na época do compartilhamento, tudo é compartilhado, e estamos na época dessa circulação expressa”, diz Maurício Andrade Ramos, Diretor-Presidente da SPCine. “Os interesses econômicos dos vários envolvidos, da sala de cinema, do produtor, do distribuidor e do público final vão acabar se alinhando”, aposta Sabrina N. Wagon, CEO da Elocompany.

Antigamente, a exclusividade de exibição nos cinemas era de no mínimo dois anos. Hoje, é de apenas três meses. E às vezes, o filme nem sequer é lançado na telona. “Os grandes grupos de mídia perceberam que eles precisam estar nas plataformas digitais”, completa Fernando Lauterjung, jornalista especializado em cinema.
 
O programa Mídia em Foco é uma atração semanal da TV Brasil com o propósito de analisar as novidades que envolvem os meios de comunicação e debater as tendências do setor. A produção busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia. Com 26 minutos de duração, o programa é apresentado por Paula Abritta. 

Serviço
Mídia em Foco - quarta-feira, dia 6, às 22h30, na TV Brasil