“Partituras” de domingo (3) traz uma apresentação do Quarteto Concertante

Publicado em 01/12/2017 - 17:16 e atualizado em 01/12/2017 - 17:19

O “Partituras” de domingo (3), ao meio-dia, traz uma apresentação do Quarteto Concertante gravada no Espaço Cultural BNDES em março deste ano. No recital, o grupo mostra como os compositores Radamés Gnattali e Claude Bolling transitavam por linguagens musicais diversas. Gnattali combinava modelos tradicionais da música de concerto com a inventividade da música popular, folclórica e do jazz. Já Bolling ganhou fama internacional quando se voltou para a fusão do jazz com o clássico.

Entre as peças de Gnattali que o Quarteto apresenta estão “Modinha e Baião para violoncelo e piano” e “Trio para piano, contrabaixo e percussão.” De Bolling está a “Suite for Cello and Jazz Piano Trio.”

Em atividade desde 2010, o Quarteto Concertante é formado pelo violoncelista Paulo Santoro, OSB, do Duo Santoro e do Quarteto Brasiliana, pela pianista Tamara Ujakova, que leciona piano da Escola de Música da UFRJ, pelo contrabaixista Alexandre Brasil, da OSB e de diversos grupos de música popular, e pelo percussionista André Frias, da OSB e da Banda Filarmônica do RJ.

O Quarteto se especializou na obra de Claude Bolling, criador da fusão jazz-erudito e o responsável pela renovação do jazz tradicional na década de 1960. No repertório do grupo, além da Suíte de Bolling, constam ainda arranjos de música popular brasileira para a formação.

Todo domingo, ao meio dia, o programa Partituras traz apresentações inéditas de artistas da música instrumental e de concerto.

Serviço:
Partituras com Quarteto Concertante.
Domingo, 3 de dezembro, ao meio-dia, na TV Brasil.

Compartilhar: