Segue o Som relembra vida e obra do Síndico, Tim Maia, na mostra "TV Brasil é dez!"

Publicado em 11/12/2017 - 17:43 e atualizado em 11/12/2017 - 17:51

Assista as melhores edições do programa no mês em que comemora uma década

No mês em que a TV Brasil completa dez anos, a emissora pública resgata as melhores edições de vários programas na faixa nobre, às 20h30. Atração da semana, o bate-papo musical do Segue o Som destaca nesta terça (12) a homenagem a um dos ícones da música brasileira, o genial Tim Maia que completaria 75 anos em setembro de 2017. O especial em tributo ao músico faz parte da mostra "TV Brasil é dez!".

Há cinco anos, em 2012, a produção fez um show envolvente, espontâneo e cheio de boas energias que celebrou a memória deste mito do cancioneiro nacional. O Segue o Som reuniu obras do vasto repertório de Tim Maia como "Primavera", "Vale Tudo", "Festa de Santo Reis", "Imunização Racional" (que beleza) e "A Lua e Eu".

Para traçar um retrato mais fiel do homem e do artista, o programa da TV Brasil convidou alguns amigos e companheiros de trabalho: a "Banda do Síndico" que o acompanhava, Sandra de Sá, Tonho Crocco, Silvério Pessoa, entre outros parceiros.

O relato mais surpreendente na época, porém, foi dado por Carmelo Maia, filho do cantor, com sua visão muito particular desta figura pública tão intensa na entrevista para os apresentadores Maurício Pacheco e Mariano Marovatto.


Trajetória construída com caminhos próprios

Dono de uma voz potente, de um ritmo único, de versos inspirados e de uma sonoridade ímpar, Tim Maia começou a carreira na Zona Norte do Rio de Janeiro, com um grupo de amigos, entre eles Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Eram os anos 1960, o mundo estava em ebulição, e Tim Maia resolveu ir de encontro ao olho do furacão. Embarcou sem lenço, documentos ou grana para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul. Mas lá, o músico arranjou tanta confusão, que logo foi preso e deportado.

Este agitado começo seria a marca registrada de um artista que em 28 anos de carreira, gravou 31 discos. Um feito extraordinário. Mas como mostra este Segue o Som especial, em Tim Maia tudo era superlativo. Do artista doidão, drogado, temperamental, que faltava a compromissos e abandonava o palco no meio de uma apresentação, ao mestre da black music, àquele que “latinizou” o soul, e misturou o funk com sanfona e triangulo.

As músicas do Síndico marcaram gerações e até hoje têm conquistado legiões de fãs por todo o país. O Segue o Som mostra, também, o lado empreendedor do cantor, o primeiro artista que se tornou independente das grandes gravadoras, lançando seu próprio selo.

Serviço
Mostra “TV Brasil é dez!” - Segue o Som
Homenagem ao Síndico – Tim Maia (2012) – terça-feira (12), às 20h30, na TV Brasil

Compartilhar: