TV Brasil resgata participação de Naná Vasconcelos no programa Segue o Som

Publicado em 13/12/2017 - 08:16 e atualizado em 13/12/2017 - 08:19

Produção mostra entrevista em que músico pernambucano fala sobre origens e carreira

O percussionista pernambucano Naná Vasconcelos é lembrado na edição especial do programa Segue o Som desta quarta (13), às 20h30, na TV Brasil. A produção faz parte da mostra "TV Brasil é dez" que a emissora pública exibe em comemoração a sua primeira década.

Na entrevista para o apresentador Maurício Pacheco, o saudoso artista, que faleceu em março de 2016, recorda as suas origens, conta histórias das carreira e destaca a repercussão da sua produção musical pelo mundo afora.

Não há na música brasileira trajetória igual. Naná Vasconcelos foi um dos poucos artistas nacionais que nos palcos do do exterior quando não brilhava numa posição de relevância é porque desempenhava o papel principal.

Eleito sete vezes o melhor instrumentista do mundo pela conceituada revista Dowbeat, o músico pernambucano não se deixou seduzir pelos símbolos fáceis do sucesso e continuou pesquisando novos caminhos para expressar sua brilhante mistura de sonoridades que inclui influências que vão de Jimi Hendrix a Villa-Lobos.

Quando partiu para os mais famosos palcos da Europa e dos Estados Unidos, Naná já havia redesenhado com cores vibrantes o papel do berimbau na música popular brasileira.

Companheiro de palco de Pat Matheney, B.B.King, Don Cherry, Colin Walcott, Jean-Luc Ponty e Talking Heads, além de participar das trilhas sonoras de diversos filmes, a história de vida e de sons de Naná Vasconcelos continuou a reverberar pelos quatro continentes.

A discografia do astro é tão extensa quanto os projetos ligados à música nos quais ele se envolveu. Na entrevista para o programa Segue o Som da TV Brasil, gravada em novembro de 2012 e exibida pela primeira vez no ano seguinte, é possível ouvir a música, conhecer os sentimentos, entender as buscas e admirar as reflexões deste grande músico.

Repleta de clipes e momento raros da trajetória do artista, a conversa de Naná Vasconcelos com os apresentadores Maurício Pacheco e Mariano Marovatto é uma grande homenagem ao bamba que era considerado uma autoridade mundial em percussão.


Serviço
Mostra “TV Brasil é dez!” - Segue o Som
Homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos (2013) – quarta-feira (13), às 20h30, na TV Brasil

Compartilhar: