X

Digite sua busca e aperte enter

Dupla 'Dois Africanos' é destaque do Segue o Som desse sábado (13)

Publicado em 12/01/2018 - 15:54

Estrangeiros misturam influências da cultura africana e nacional em ritmo de hip hop

O programa Segue o Som da TV Brasil exibe neste sábado (13), às 14h, episódio inédito com a dupla “Dois Africanos”. Os convidados Opai BigBig, do Benin, e Izy Mistura, do Togo, falam sobre sua trajetória artística e comentam as relações Brasil-África.

No bate-papo com o apresentador Maurício Pacheco, os músicos contam que ambos chegaram ao país como intercambistas em 2012, se conheceram e começaram a compor em português, francês, inglês e línguas africanas, como Mina e Fon.

As letras cantadas pela dupla retratam a vida dos jovens africanos que buscam sonhos em outras partes do mundo e abordam assuntos como a integração do continente com o resto do globo, a realidade do povo africano e a mistura presente na cultura afro-brasileira e a juventude.

Com seu sotaque carregado, BigBig e Izy falam da sua maior influência, o hip hop, e destacam o principal objetivo do seu trabalho: mostrar a presença de ritmos africanos na música de outras partes do mundo, assim como unir sons culturalmente difundidos na África com a roupagem da nova música pop mundial.

Entre uma canja e outra, eles relembram o início da profissionalização, quando um amigo da rede de africanos expatriados no Brasil investiu dinheiro para que gravassem o primeiro demo, e a participação em um reality show musical que catapultou a imagem dos dois no cenário brasileiro.

Sobre o intercâmbio cultural entre Brasil e África, a dupla comenta que é preciso ressignificar a imagem do continente por aqui: não deixar de falar nos problemas, mas expor a África como ela é, vibrante, alegre e culturalmente rica.

“O que tá acontecendo hoje entre Brasil e África é maravilhoso, porque não temos mais a Europa intermediando essa relação, ela se dá de forma direta. As pessoas já começam a entender que são muitas Áfricas dentro da mesma África” celebra Bigbig.

Sobre o programa

Sob comando dos músicos e pesquisadores Maurício Pacheco e Mariano Marovatto, o programa Segue o Som voltou à programação da TV Brasil em 2017 com 32 episódios de 52 minutos produzidos pela Giros.

A quarta temporada da atração recebe astros da cena musical como Dona Onete e Fernanda Takai, além de talentos da nova geração como o gaúcho Filipe Catto e o carioca Filipe Ret.

O programa trabalha com uma linguagem hipertextual: mescla entrevistas, performances musicais e informações complementares sobrem os temas debatidos, além de abordar as tendências do universo da indústria fonográfica.

Com um bate-papo intimista, a dupla de apresentadores do Segue o Som investiga as relações entre os diferentes movimentos e gêneros musicais na perspectiva da cena artística global.


Serviço
Segue o Som – “Dois Africanos”– sábado (13), às 14h, na TV Brasil

Compartilhar: