Na Trilha da História aborda revoltas e revoluções brasileiras

Publicado em 12/01/2018 - 09:28 e atualizado em 12/01/2018 - 09:32

Neste episódio, o historiador Rodrigo Trespach fala sobre temas como a Inconfidência Mineira e a Proclamação da República

Nesta semana, o Na Trilha da História apresenta a primeira parte da entrevista com o historiador Rodrigo Trespach, autor do livro "Histórias não (ou mal contadas)  - Revoltas, Golpes e Revoluções no Brasil", lançado pela editora HarperCollins. Neste episódio, o escritor fala sobre a Inconfidência Mineira, a Independência do Brasil, o Golpe da Maioridade e a Proclamação da República. Na semana que vem, ele vai comentar sobre algumas tentativas de derrubar governos brasileiros ocorridas no século XX.

Trilha Sonora 
Confira a lista de músicas do episódio de hoje: "Viva a Revolução" (Capital Inicial); "Romanceiro da Inconfidência"(composição de Cecília Meireles e Chico Buarque / interpretação de Chico Buarque); "Exaltação a Tiradentes" (composição de Estanislau Silva, Mano Décio e Penteado / interpretação de Chico Buarque); "Dia do Fico" (composição de Cabana / interpretação de Paulinho Moska); Pedro Brasil (composição de Djavan e interpretação de Ava Araújo); e "Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós" (composição de Jurandir, Niltinho Tristeza, Preto Jóia e Vicentinho / interpretação de Dudu Nobre). 

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Compartilhar: