Quarteto Radamés Gnattali celebra Villa-Lobos no Partituras

Publicado em 12/01/2018 - 17:37 e atualizado em 12/01/2018 - 17:42

Conjunto executa obras raras do maestro e compositor

Em homenagem aos 130 anos de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, o programa Partituras da TV Brasil exibe neste domingo (14), ao meio-dia, um espetáculo do Quarteto Radamés Gnattali apenas com obras do maestro.

No show "O Melhor de Villa-Lobos para Quarteto de Cordas", o grupo apresenta parte da produção do compositor poucas vezes interpretada. A raridade do repertório se deve tanto pelo difícil acesso ao material quanto por sua dificuldade técnica. O show do conjunto foi gravado pela TV Brasil no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro.

Condensar a obra do maestro para quarteto de cordas num concerto é tarefa possível somente para o Quarteto Radamés Gnattali, único grupo brasileiro a gravá-la e executá-la integralmente ao vivo na América do Sul. O conjunto é formado por Carla Rincón (violino), Andréia Carizzi (violino), Marco Catto (viola) e Hugo Pilger (violoncelo). 

Ao longo de sua vida, Villa-Lobos escreveu 17 obras para quarteto de cordas e ninguém melhor do que o Quarteto Radamés Gnattali para levá-las ao público. Na apresentação exclusiva realizada no Espaço Cultural BNDES, o grupo executa dez composições com um elevado grau de dificuldade. 

 

Sobre o programa

Atração de música erudita da TV Brasil, o Partituras lançou a sua quarta temporada em outubro do ano passado. Semanalmente, a produção exibe um recital inédito.

As novidades da nova fase do programa são as gravações no Espaço Cultural BNDES, os espetáculos de bandas formadas em projetos sociais como a Orquestra Maré do Amanhã e a Orquestra de Cordas da Grota; além das entrevistas com os artistas convidados em linguagem documental.

Além da exibição na TV Brasil, o Partituras também vai ao ar nas ondas do rádio. A produção é transmitida pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz e pela Rádio MEC AM Brasília 800kHz aos domingos, ao meio-dia. Já a Rádio MEC AM Rio 800kHz apresenta o Partituras de domingo para segunda-feira, à meia-noite.

 

Serviço

Transmissões do Partituras
TV Brasil – domingo (14), ao meio-dia
TV Brasil – domingo (14) para segunda-feira (15), às 3h30 (reprise)
Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz – domingo (14), ao meio-dia
Rádio MEC AM Brasília 800kHz – domingo (14), ao meio-dia
Rádio MEC AM Rio 800kHz – domingo (14) para segunda-feira (15), à meia-noite
Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz – quinta-feira (18), às 21h (reprise)
Rádio MEC AM Brasília 800kHz – quinta-feira (18), às 21h (reprise)

Compartilhar: