Sem Censura aborda estudo sobre mulheres e negros no cinema brasileiro

Publicado em 31/01/2018 - 08:49

Uso medicinal de bebida ritualística Ayahuasca também é destaque no programa

O programa Sem Censura dessa quinta (1º), ao vivo, às 17h, na TV Brasil, recebe Luana Rufino, Superintendente de Análise de Mercado da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) para falar do estudo recém-divulgado sobre gênero e raça nos filmes brasileiros. O levantamento aponta que o mercado cinematográfico brasileiro é uma indústria protagonizada por homens brancos: eles são maioria tanto nas principais funções de liderança como nos elencos.

Ainda na esteira do cinema, a apresentadora Vera Barroso entrevista o pesquisador e documentarista Bruno Valentim sobre o filme "Ayahuasca, o Espírito da Floresta" que apresenta a medicina sagrada dos indígenas da Amazônia. O documentário trata das últimas pesquisas realizadas por cientistas e médicos sobre o uso da bebida para a cura de doenças como alzheimer, depressão e dependência química. O longa faz parte de um projeto que tem como objetivo difundir informações responsáveis sobre a Ayahuasca.

Em ritmo de pré-carnaval, o Sem Censura recebe Crica Rodrigues, diretora do bloco Pipoca e Guaraná focado em releituras de temas que embalaram a história da TV e do cinema. A neta de Nelson Rodrigues comenta a iniciativa exitosa que explora o clima retrô e o imaginário do público ao unir ritmos de carnaval a um repertório cativante passando desde “Cassino do Chacrinha” até “Eu me remexo muito”.

Serviço
Sem Censura – quinta-feira (1º), ao vivo, às 17h, na TV Brasil.
Sem Censura – quinta (1º) para sexta-feira (2), às 2h30, na TV Brasil.

Compartilhar: