TV Brasil exibe documentário sobre terceira etapa da Volvo Ocean Race neste sábado (20)

Publicado em 19/01/2018 - 15:17 e atualizado em 19/01/2018 - 15:58

Emissora pública mostra as principais emoções da perna entre a Cidade do Cabo e Melbourne

Frio, ventos fortes e ondas gigantes marcaram a terceira etapa da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race que ganha as telas da TV Brasil neste sábado (20/1), 12h30. Com cobertura exclusiva na televisão aberta e narração de Ricardo Mazella, a emissora pública acompanha a dificuldade das equipes na travessia de 6.500 milhas náuticas pelos mares do sul.

A perna entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Melbourne, na Austrália, começou na segunda semana de dezembro e terminou apenas na véspera de Natal. A TV Brasil leva as telespectadores os melhores momentos dessa etapa da principal e maior regata oceânica do planeta.

A equipe espanhola MAPFRE cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no domingo, 24 de dezembro de 2017. O time levou 14 dias, 4 horas e 7 minutos para percorrer a rota que atravessou o Oceano Índico. A etapa teve pontuação dobrada e ajudou a MAPFRE a se distanciar na classificação geral com seis pontos de vantagem.

Em seguida, vieram os chineses do Dongfeng Race Team 4 horas e 3 minutos depois. A equipe chegou a liderar boa parte prova, mas foi superada na reta final pelos espanhóis durante o último dia de regata após sofrer uma avaria na quilha.

A terceira colocação ficou com os dinamarqueses/norte-americanos do time Vestas 11th Hour Racing enquanto o Team Brunel completou a etapa na quarta posição também em 14 dias de prova. As demais equipes levaram mais tempo para sair da África do Sul e chegar à Austrália. Os times Sun Hung Kai / Scallywag e Turn the Tide on Plastic demoraram cerca de 15 dias e meio para completar o percurso.

O barco de Martine Grael completou a terceira etapa da Volvo Ocean Race em sétimo e último lugar. O Team AkzoNobel completou o trajeto em 17 dias, 11 horas e 24 minutos.

Time da velejadora brasileira Martine Grael enfrenta dificuldades

Diversos problemas impediram que a equipe conseguisse um melhor resultado nessa parte da regata. Com três dias de diferença nessa etapa para o primeiro colocado, o Team AkzoNobel teve menos tempo de descanso para a próxima perna.

A velejadora Martine Grael é a primeira brasileira a disputar a Volvo Ocean Race. Campeã mundial de iatismo na classe 49er FX, a atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 nessa categoria ao lado Kahena Kunze. Em 2014, ela foi eleita pela Federação Internacional de Vela a melhor velejadora do mundo.

Martine compete pela equipe holandesa AkzoNobel. O pai da atleta, o também velejador Torben Grael, conquistou o título de campeão da Volvo Ocean Race em 2009 no comando do barco sueco Ericssen 4.

Próxima etapa da regata de volta ao mundo

Termina essa semana a quarta etapa da competinão náutica internacional. A perna entre Melbourne e Hong Kong tem quase 6 mil milhas náuticase chegada prevista para esta sexta-feira, 19 de janeiro de 2018. A TV Brasil deve apresentar a disputa dessa etapa no final de fevereiro.

Transmissões na emissora pública

Ao todo, a TV Brasil vai exibir onze produções especiais sempre aos sábados, em média uma por mês. As próximas edições têm 30 minutos de duração enquanto a final será apresentada em uma hora.

A emissora pública apresenta boletins diários sobre a Volvo Ocean Race no Stadium, de segunda a sexta, às 19h. O programa acompanha a competição com informações atualizadas sobre as novidades de cada perna da disputa em alto-mar. Os telejornais do canal também fazem cobertura jornalística da competição.

A décima terceira edição do Volvo Ocean Race reúne sete embarcações que percorrem cerca de 45 mil milhas náuticas – o que equivale a mais de 80 mil quilômetros – em dez etapas. São 12 pontos de escala durante a rota.

A cidade catarinense de Itajaí recebe o evento pela terceira vez e será a única parada da regata na América Latina, a nona desta edição, agendada para abril de 2018. O término da competição está previsto para junho em Haia, na Holanda.

Serviço
Documentários mensais sobre a Volvo Ocean Race
20 de janeiro (sábado), às 12h30, na TV Brasil

Compartilhar: