TV Brasil exibe premiado documentário uruguaio sobre história de amor transexual

Publicado em 12/01/2018 - 08:49 e atualizado em 12/01/2018 - 08:51

Longa "El Casamiento" conquistou reconhecimento em diversos festivais de cinema

O filme uruguaio "El Casamiento" é o destaque da sessão Cine Ibermedia desta sexta (12), às 22h30, na TV Brasil. Com roteiro e direção de Aldo Garay, o documentário conta a história de amor entre a transexual uruguaia Julia Brian e um ex-trabalhador da construção civil, Ignacio González.

O casal se conheceu há 23 anos, em uma praça, na véspera do Natal. Ambos estavam sozinhos e decidiram passar as férias juntos. Desde então, eles não se separaram mais. A trama do longa acompanha essa simples e terna rotina de pessoas comuns que tiveram a sorte de se encontrar para compartilhar a vida.

O documentário "El Casamiento" obteve reconhcimento em vários importantes festivais do circuito de cinema. O longa ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Trieste (Itália) e o Prêmio do Círculo de Ouro no Festival de Bogotá (Colômbia). Já no Festival de Málaga (Espanha), a produção conquistou o segundo prêmio do Melhor Filme.

Diversos festivais concederam Menção Especial ao longa uruguaio: Festival de Havana (Cuba), Festival de Lima (Peru) e Festival de Cinema Latino-Americano da Bélgica. Já no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (Argentina), o filme ganhou Menção na competição "Direitos Humanos".

Sinopse

Na periferia de Montevidéu, capital do Uruguai, Julia Brian vive ao lado de Ignacio. Julia é uma transexual, tem 65 anos e esperou toda a vida para o Estado uruguaio reconhecer sua identidade de gênero em 2005, apesar de a cirurgia de reatribuição sexual ter sido realizada na década anterior, em 1993. Atualmente, o casal espera poder se casar, após mais de 20 anos de convivência.

O documentário "El Casamiento" traz um olhar virtuoso na privacidade e retrata uma família atípica, mas sem discursividade, voz didática ou ideologia. A perspectiva do diretor Aldo Garay e de Julia e Ignacio não se alinham com rótulos, mas se encarregam das virtudes, derrotas e contradições de todos os desejos de pessoas que se amam.


Ficha Técnica
Ano: 2013. País de origem: Uruguai. Gênero: Documentário. Direção e roteiro: Aldo Garay. Elenco: Julia Brian, Ignacio González. Inédito. Duração: 71 min. Classificação Indicativa: 18 anos

Serviço
Cine Ibermedia – "El Casamiento" – sexta-feira (12), às 22h30, na TV Brasil

Compartilhar: