X

Digite sua busca e aperte enter

TV Brasil exibe premiado drama colombiano que aborda o grafite

  • 12/01/2018 17h44
  • Gecom

Filme "Los Hongos" conquistou reconhecimento em festivais de cinema como Locarno e Rotterdam


O longa colombiano "Los Hongos" é um dos filmes da sessão Cine Ibermedia que a TV Brasil apresenta neste domingo (14), às 22h30. O premiado filme mostra como os grafiteiros transformaram a arte urbana da Colômbia. A produção foi reconhecida em diversas categorias no circuito dos principais festivais de cinema.

O drama foi considerado o Melhor Filme Nacional no Festival de Cali (Colômbia). Já no Festival de Locarno (Suíça) recebeu o Prêmio do Júri. No Festival de Rotterdam (Holanda) foi agraciado com o Prêmio do Público. O longa também levou prêmios no Festival Paz com a Terra (Costa Rica) nas categorias Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Atriz e Melhor Direção de Arte.

Realizado pelo cineasta Oscar Ruiz Navia, "Los Hongos" ainda fez parte da seleção oficial do Festival de Toronto (Canadá).


Sinopse

A trama acompanha a rotina de dois jovens: Calvin trabalha em construção e Ras estuda Belas Artes. Calvin é demitido por roubar latas de tinta e Ras se preocupa com sua avó moderninha. Os caminhos dos rapazes são unidos pelos grafites que fazem por toda a cidade.
Junto com outros artistas do grafite, eles preenchem as paredes da cidade colombiana de Cali, enquanto a polícia os persegue e os DJs os apoiam. Como todo “hongo” (fungo), os grafiteiros surgem em meio à decadência. Eles representam a sociedade colombiana que dialoga por meio da arte urbana.


Ficha Técnica
País: Colômbia. Idioma original: espanhol. Ano: 2014. Gênero: drama. Direção: Oscar Ruiz Navia. Elenco: Jovan Alexis Marquinez, Calvin Buenaventura Tascón, Atala Estrada, Gustavo Ruiz, María Solis, Ángela García, Dominique Tonnelier; con la participación de los artistas urbanos Fuzil, Mario Wize, La Pulpa, Repso y Mesek. Reprise. 103 min. Classificação Indicativa: 18 anos


Serviço:
Cine Ibermedia – "Los Hongos" – domingo (14), às 22h30, na TV Brasil.