X

Digite sua busca e aperte enter

Bravos! apresenta trajetória da cantora Thabata Lorena

  • 07/03/2018 09h11
  • Gecom

Com sua personalidade única, voz poderosa e letras contundentes, Thabata Lorena mistura o rap a elementos tradicionais para falar sobre temas como representatividade negra e empoderamento feminino. A artista é a personagem do episódio da série documental Bravos! que a TV Brasil exibe nesta quinta-feira, dia 8, às 21h15. 

Além de cantora e compositora, a jovem usa também o teatro, a palhaçaria e a arte-educação para convidar quem está à sua volta para transformar a realidade. "Quando você vibra, as pessoas vibram junto e você consegue magnetizá-las através da arte. Ela permite que qualquer um fale às pessoas mais humildes e às mais ricas e inacessíveis", destaca Thabata Lorena.

"Preta, você vai alisar pra quê? Deixe seu cabelo aparecer", canta a protagonista desse episódio de Bravos!. Maranhense radicada no Distrito Federal, a Thabata traz em suas letras o recado sobre temas que são necessários na sociedade contemporânea. A cantora cresceu em uma família humilde entre as regiões de Samambaia e Taguatinga, iniciando seu contato com o rap ainda na adolescência.

Thabata Lorena, porém, se descobriu como cantora durante uma temporada em Natal, no Rio Grande do Norte, onde começou a participar de rodas de improviso. Ao voltar a Brasília, ela se assumiu como MC. Na capital federal, passou a buscar outros subsídios para ajudá-la a traduzir sua identidade, enriquecida pela mistura brasileira de referências.

A partir daí, ela começou a participar de oficinas culturais e experimentar diversas linguagens no teatro e na palhaçaria, além de atuar como arte-educadora. Mais tarde, incorporou a seu trabalho autoral no rap elementos tradicionais como a embolada e o samba de coco.

Bravos! é uma produção própria da TV Brasil que acompanha a história de transformação social de pessoas de diversas comunidades brasileiras. Inspiradas pela arte e pelo esporte, apesar de todas as dificuldades, elas conseguiram concretizar seus sonhos com determinação, espírito de luta e uma forte rede de solidariedade.

Com 13 episódios de 26 minutos, a série da TV Brasil acompanha a trajetória de um personagem a cada programa. As gravações foram feitas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Fotografia, danças urbanas, poesia, boxe e halterofilismo são alguns dos universos apresentados e representados por essas pessoas.


Serviço 
Bravos! - quinta-feira, dia 8, 21h15, na TV Brasil