Conscientização do autismo e literatura infantil são temas do Sem Censura

Publicado em 29/03/2018 - 14:38

Vera Barroso entrevista convidados que debate os temas no programa da TV Brasil

Nesta segunda-feira, 2 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o Dia Internacional do Livro Infantil, o programa Sem Censura aborda esses assuntos. A apresentadora Vera Barroso recebe convidados para conversar sobre essas questões ao vivo, às 17h30, na TV Brasil.

Idealizadora da Fundação Mundo Azul, entidade que defende os direitos dos autistas e dá apoio a familiares, Denise Aragão conversa sobre a condição das pessoas que têm esse transtorno. Ela explica como a instituição oferece ajuda às famílias que buscam auxílio no desenvolvimento de parentes e amigos.

Autista, Rafaela Poggi é desenhista e autora do livro "Fairy Rainbow". Ela bate um papo com Vera Barroso sobre suas experiência de vida. A convidada conta suas principais inspirações e reflete sobre a importância da arte como forma de expressão.

Rafaela elabora histórias em quadrinhos mangá. Com muito esforço e apoio, conseguiu estudar em escolas públicas e terminar o Ensino Médio. Agora, a jovem está fazendo faculdade de Design Gráfico e Animação. Hoje, faz estágio uma vez por semana numa agência de publicidade.

Autor de obras infanto-juvenis premiadas, Alex Gomes tem uma trajetória literária dedicada ao segmento. Atualmente, ele preside a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Alex destaca a quantidade de publicações voltadas para crianças e adolescentes além de ressaltar a importância de grandes personalidades que escrevem para esse público como Ruth Rocha e Ana Maria Machado.

A professora Cecília Machado explica os resultados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que traz dados sobre as brasileiras que ficam fora do mercado de trabalho após a licença maternidade. O desafio de conciliar as atividades do lar com a carreira profissional de homens e mulheres também pauta o debate entre os convidados.
 

Serviço
Sem Censura – segunda-feira (2), ao vivo, às 17h30, na TV Brasil

Compartilhar: