Jorge Amado é homenageado do Recordar é TV

Publicado em 12/03/2018 - 14:13 e atualizado em 12/03/2018 - 14:29

O programa Recordar é TV desta terça-feira, dia 13, resgata uma entrevista do escritor baiano Jorge Amado. A atração apresenta trechos da entrevista concedida pelo escritor, em 1986, ao programa Advogado do Diabo, da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, comandado por Osvaldo Sargentelli. Recordar é TV vai ao ar às 22h45, na TV Brasil.

Durante o programa, Jorge Amado  é sabatinado pela escritora e sua esposa Zélia Gattai, o escritor e acadêmico José Cândido, o escritor mineiro Fernando Sabino e o editor Alfredo Machado. No bate-papo, ele fala sobre a matéria-prima de sua literatura: a gente baiana que vive no campo, na região do cacau, no sertão e na cidade.

“Escrevo o mesmo romance há 50 anos. Romance da gente baiana do campo, da região do cacau, do sertão, e sobretudo da cidade da Bahia. Os personagens são os mesmos; os temas são os mesmos”, disse o escritor, durante o programa. 

Jorge Amado, que passou a infância em Ilhéus e a adolescência em Salvador, teve a vida marcada pelos tipos populares da Bahia que inspiraram livros como “Capitães de Areia”, “Dona Flor” e “Gabriela”, depois traduzidos para vários idiomas e adaptados para cinema, teatro e televisão. 

Além das perguntas contundentes dos entrevistadores, o escritor responde a questões feitas por grandes nomes da cultura brasileira, como os compositores Mario Lago e Dorival Caymi. As perguntas foram lidas no ar por Sargentelli.

Na entrevista, Jorge Amado comenta a sua relação com o candomblé e a luta contra a perseguição racial e religiosa, a questão da terra e a reforma agrária, o 'coronelismo' no Nordeste do país e a diversidade cultural brasileira, entre outros temas.

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da TV Brasil com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro. Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia são revisitados em nova roupagem. 

Serviço
Recordar é TV – terça-feira, dia 13,  às 22h45, na TV Brasil

Compartilhar: