X

Digite sua busca e aperte enter

TV Brasil exibe hoje o inédito “Cidade dos Ventos”

  • 05/03/2018 09h00
  • Gecom

 Sucesso do cinema russo narra a história de três adolescentes em Moscou durante a Guerra Fria

Moscou, União Soviética, inverno de 1973. Estudante do primeiro ano na escola, Sergei Narbekov (Aleksandr Liapin) ganha dinheiro vendendo os livros de seu avô – um renomado arqueólogo – para um comerciante de livros antigos, a fim de comprar jeans e discos dos Rolling Stones no mercado negro, além de ir a restaurantes com seus dois amigos: Kostia Denisov (Ivan Kupreenko) e Stepan Molodtsov (Egor Baranovskii).

Os três jovens representam a possibilidade de uma "última geração soviética", cujo fim já é pressentido pelo povo.

Kostia vem de uma família de diplomatas e já viajara ao exterior. Quer emigrar, sair da Rússia soviética, marcada pela censura, falta de liberdade e filas para comprar cerveja.

A família do rebelde Sergei é parte da “intelligentsia”, a intelectualidade russa. Sua mãe, pai e avô são arqueólogos e especialistas no Oriente Próximo. Mas o rapaz sonha com o “Oeste Imaginário”, idealizado. Contudo, admite que na Rússia também pode haver coisas agradáveis, como as meninas.

Stepan, mais comedido e conservador, não entende o desejo dos amigos. Está satisfeito com os rumos de sua vida. Pode facilmente se tornar um líder do Komsomol (União da Juventude Comunista) ou mesmo um agente da KGB, um dia. Mas, gasta a maior parte de seu tempo cortejando as meninas de Sergei, especialmente a bela Lyuda (Lidiya Myluzina), o que pode não acabar bem...

Dirigido por Karen Shakhnazarov, “Cidade dos Ventos” foi indicado ao Prêmio Nika de Melhor Filme, Prêmio Nika de Melhor Ator Coadjuvante.

Inédito. 105 min. Ano: 2008: País: Rússia. Idioma original: russo. Gênero: drama. Título original: “Ischeznuvshaya imperiya.” Produção: Mosfilm. Direção: Karen Shakhnazarov. Roteiro: Sergey Rokotov, Evgeny Nikishov.

Serviço:
Cine Mundial, Mostra Karen Shakhnazarov – “Cidade dos Ventos”
Segunda-feira, 5 de março, às 23h45, na TV Brasil.