“Bravos!” apresenta a história do fisiculturista brasiliense Carlos Physique

Publicado em 19/04/2018 - 14:10 e atualizado em 19/04/2018 - 14:12

Ele caminha de manhã cedo, por 40 minutos, volta para casa e faz sua primeira refeição, após pesá-la meticulosamente na balança. Em seguida, segue para o trabalho, no qual aspira, lava e encera automóveis. Depois da labuta, ainda há energia para um duro treino com sobrepeso em uma academia próxima, ao cair da noite. Assim é um dia na vida do fisiculturista Carlos Physique, capaz de aliar uma árdua rotina de treinos a diversas responsabilidades do dia a dia, como a arrumar a casa — na qual vive com a mãe, Maria Luiza Sousa —, preparar suas refeições e dar conta de todos os serviços no lava a jato.

“Bravos!” desta semana vai ao Vale do Amanhecer, localidade de Planaltina (GO), a 38 quilômetros do Distrito Federal. Ali conhece a casa, o local de trabalho e de treino do atleta.

Desde cedo habituados a enfrentar desafios, Carlos e os irmãos chegaram a viver em um orfanato quando o pai saiu de casa. Levaria alguns anos até que sua mãe, empregada doméstica, tivesse condições financeiras de reunir os quatro filhos sob o mesmo teto. A partir dali, Carlos aprendeu diversos ofícios, para contribuir com a renda da família.

“Engraxei (sapato) por muitos anos. Aí fui trabalhar num restaurante. Trabalhei uns três anos, mais ou menos. Depois do restaurante, fui mexer com tapetes. E do tapete eu fui para o lava a jato.”

O atleta se envolveu com exercícios físicos por prazer. Depois que começou a treinar em uma academia, logo teve o potencial reconhecido pelos treinadores, que o convidavam a participar de competições de fisiculturismo. “Ele tinha um ganho de hipertrofia bem melhor do que os outros, quer dizer, ele tem uma genética boa para o esporte”, destaca o professor de educação física Walter Carlos de Souza.

Carlos resolveu aceitar o convite e se inscreveu no Campeonato Brasiliense de 2014, apenas para se divertir. Sagrou-se campeão. No ano seguinte, tentou de novo: primeiro lugar, novamente. Em 2016, venceu na categoria "overall", uma disputa exclusiva entre campeões. Isso lhe rendeu uma vaga na sonhada competição Arnold Classic, que também venceu, em abril de 2017.

Além de relatos do próprio fisiculturista, o programa conta com depoimentos da mãe, de amigos e colegas de trabalho, que ajudam a traçar o perfil de um atleta em franca ascensão e um amigo admirado por todos.

 

Serviço:
“Bravos!” com Carlos Physique,
Quinta-feira, 19 de novembro, às 21h15, na TV Brasil.

 

Compartilhar: