Bravos! apresenta trajetória de Josafá Neves, um operário da arte

Publicado em 03/04/2018 - 18:21 e atualizado em 05/04/2018 - 16:28

Artista plástico conta sua inspiradora história de vida na produção documental

Série documental produzida pela TV Brasil, Bravos! acompanha a rotina do artista plástico Josafá Neves na edição desta quinta (5), às 21h15. O programa traça um panorama sobre a trajetória do personagem desde a origem pobre até as apresentações de sua obra em eventos internacionais.

Inspirado pela combinação da arte na sua realidade, ele traz a persistência e a dedicação em tudo que faz. O interesse pelo univeso cultural está por onde circula. Josafá conta que respira essa verve onde quer que passe. “Vivo a arte 25 horas por dia. Durmo pensando em arte e acordo pensando em arte. Sou um operário da arte”, declara.

Integrante de uma família humilde, ele começou a desenhar nas calçadas e ruas próximas à casa onde vivia, no Gama, região administrativa do Distrito Federal. Josafá Neves vive da arte há 20 anos. “A gente não tem muito tempo, precisa tomar decisões e fazer o que se gosta”.

Em sua trajetória, o artista plástico já desenvolveu inúmeras atividades. Josafá foi engraxate, garçom, jornaleiro e lavador de carros enquanto aprimorava seus traços de maneira autodidata. “Todo trabalho é digno, mas eu queria mesmo era mexer com arte”, explica.

Durante a produção da emissora pública, o convidado fala sobre suas telas e enumera suas referências como personalidades do porte de Monet. As obras criadas pelo artista plástico já foram apresentados em mostras em oito cidades brasileiras e em bienais em Cuba e na Venezuela.

Josafá também tem uma visão crítica de mundo. “Quando alguém me perguntam o que faço, digo que sou artista plástico. E as pessoas me questionam qual meu emprego”, afirma. Sobre seu processo produtivo, ele revela que às vezes passa três semanas olhando para um de seus quadros. “Meus filhos até brincam que meu pai está namorando a tela”, diverte-se ao enfatizar que a criação se dá todo dia.

 

Sobre a série

A série Bravos! da TV Brasil revela as dificuldades e as virtudes que os personagens conseguiram conciliar para a realização de seus projetos. A produção busca retratar o universo sensível, íntimo e a mudança da relação com o corpo e com o ambiente proporcionada pelo encontro com as artes e o esporte.

O vínculo de cooperação e solidariedade que se estabelece entre as diversas gerações de sonhadores-realizadores das periferias do país também é um aspecto central nas histórias apresentadas. Bravos! traz para a televisão a potência de grandes talentos e espíritos inquietos em ambientes tão desafiadores quanto criativos e cheios de humanidade.


Serviço:
Bravos! – quinta-feira (5), às 21h15, na TV Brasil
Bravos! – sexta-feira (6), às 6h, na TV Brasil

Compartilhar: