Caminhos da Reportagem mostra como os idosos interagem com a internet

Publicado em 24/04/2018 - 18:10


Malu Silva, vovó blogueira do Distrito Federal,criou um blog para acompanhar a evolução da tecnologia 

 

 

Caminhos da Reportagem mostra como os idosos interagem com a internet 

 

Os idosos e a internet. Este é o tema do programa jornalístico Caminhos da Reportagem, que vai ao ar na quinta-feira, dia 26, às 21h45, na TV Brasil. Nos últimos anos, os idosos têm acompanhado o aumento do acesso à internet no Brasil e no mundo. Dos 207 milhões de brasileiros, 29,6 milhões têm mais de 60 anos. 

Entre 2013 e 2016, o número de brasileiros acima de 60 anos que usou a internet no mínimo uma vez na vida passou de 3 milhões para 6 milhões. Mas, apenas 19% das pessoas da terceira idade no Brasil são usuárias de internet, segundo dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios.

O Caminhos da Reportagem entrevistou idosos de hoje para mostrar como eles acompanharam ou não a transição da era analógica para a era digital e para questionar o que a sociedade vem fazendo para permitir que eles e os jovens, os velhos de amanhã, sejam incluídos nesta vida cada vez mais tecnológica.

Os repórteres conversaram com especialistas e com pessoas com mais de 60 anos que aderiram à tecnologia no dia a dia, como Malu Silva, a "vovó blogueira de Brasília". Ela criou um blog para acompanhar a evolução da tecnologia para se manter no mercado do trabalho. Também foram entrevistadas pessoas que se incomodam com a velocidade da tecnologia, como Maria Leda Santos, que não tem um e-mail nem gosta de redes sociais.

A difusão das tecnologias, a inclusão ou a exclusão digital estão relacionadas também à questão da educação e da escolaridade. Entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo chega a 20,4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2016.

Segundo a pesquisadora Margô de Oliveira Karnikowski, da Universidade de Brasília, essas tecnologias não foram pensadas para que os idosos tivessem acesso a elas. A negação da velhice, de acordo com a professora, "também se faz presente nas pessoas que desenvolvem as tecnologias”. 

O coordenador da pesquisa TIC Domicílios, Winston Oyadomari, completa: “Essa é uma das populações que tem o maior nível de exclusão no uso de internet hoje no Brasil. Então se quatro em cada cinco idosos não estão usando a internet, você não tem como pensar na internet universal para todos sem considerar as necessidades dessa população”, afirma Oyadomari. 

 

Serviço
Caminhos da Reportagem - quinta-feira, dia 26, às 21h45, na TV Brasil 

Compartilhar: