Curta em Cena aborda a ancestralidade no cinema

Publicado em 20/04/2018 - 17:43

Ancestralidade. Este é o tema do programa Curta em Cena, que vai ao ar neste sábado, dia 21, às 23h, na TV Brasil. No programa, a apresentadora Tâmara Freire bate-papo com o  cineasta Clementino Júnior, diretor do curta-metragem “Tião”  e com a cineasta e psiquiatra Raquel Fernandes, uma das diretoras do documentário “Eu preciso destas palavras escrita” sobre a vida e obra do artista Arthur Bispo do Rosário.  

No curta “Tião’, São Sebastião retorna ao Rio de Janeiro contemporâneo, e percebe o quanto esta cidade já não é tão maravilhosa. O filme de ficção discute a cidade e a violência a partir de um personagem símbolo de sua formação, o santo padroeiro do Rio de Janeiro.

“É uma abordagem poética do que é ser um jovem negro no Rio de Janeiro em um contexto de violência”, explica Clementino Júnior. No curta, baseado em um poema de Jefferson Pedro, São Sebastião é negro. “Não dá para falar sobre a questão do negro da maneira que vinha sendo feito”, observa o cineasta. 

Baseado na vida e na obra de Arthur Bispo do Rosário, “Eu preciso destas palavras escrita”  resgata a história do artista, que morreu em 1989. Bispo do Rosário passou grande parte da vida internado em um hospício, a Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, hoje um museu dedicado à memória do ex-interno. 

“Bispo do Rosário é um dos artistas contemporâneos mais importantes”, diz Raquel Fernando, que dirigiu o curta junto com Milena Manfredine. Bispo do Rosário é interpretado pelo ator Luciano Quirino,

Os dois curtas mergulham na cultura que nasce da ancestralidade e dos rituais transgeracionais. São dois filmes, duas histórias de resgate e reflexão sobre o lugar de onde se veio. São duas obras que empreendem esta arqueologia da cultura contemporânea, mergulhando nas raízes de seus personagens para falar de toda uma nação.

Curta em Cena é um programa voltado para o conteúdo de produções de curta-metragem no Brasil, que alia informação e entretenimento. A cada semana o programa exibe e debate cinema, agregando informação sobre o contexto da criação e da produção da obra. A jornalista Tâmara Freire entrevista realizadores, especialistas e traz o melhor dos conteúdos audiovisuais da atualidade. 

 

Serviço 
Curta em Cena - sábado, dia 21, às 23h, na TV Brasil 

Compartilhar: