Grupo Luzeiro leva o tradicional som dos coretos ao "Partituras" de domingo

Publicado em 13/04/2018 - 11:14 e atualizado em 13/04/2018 - 11:16

Por Gecom

Polcas, choros, valsas, marchas e dobrados são interpretados pelo Luzeiro, em apresentação inédita, no programa Partituras que a TV Brasil exibe domingo (15), às 12h30.

Fundado em 2009 por Marcelo Bernardes (flauta e flautim), Rui Alvim (clarinete), Pedro Paes (sax tenor), Aquiles Moraes (trompete), Everson Moraes (trombone), Thiago Osório (tuba), Magno Julio e Marcus Thadeu (percussões), o grupo desenvolve um trabalho ligado ao choro e ritmos regionais, sempre com raízes na música de coreto. Um dos objetivos dos músicos é manter acesa essa tradição.

"Esses espaços (os coretos) foram esquecidos aqui no (Estado do) Rio. Há inúmeras praças com coretos desconhecidos. Essa geração nova já nem sabe que esses coretos tiveram um som, um dia. O que a gente quer é realmente mostrar o som desses coretos", explica o clarinetista Rui Alvim.

O repertório que o grupo leva ao programa reúne peças de Ernesto Nazareth – como "Saudades e saudades", "Myosótis" e "Ameno Resedá" –, Zequinha de Abreu ("Não me toques"), Tom Jobim e Vinicius de Moraes ("Derradeira Primavera"), Anacleto de Medeiros ("Cabeça de porco"), Fats Waller ("Jitterbug Waltz"), Villa-Lobos ("Alma Brasileira"), entre outros compositores.

O Luzeiro tem seu nome inspirado na música de Maurício Carrilho "Luzeiro de Paquetá", que remete ao local onde nasceu e morreu o maestro Anacleto de Medeiros (1866-1907), ícone das bandas de música e responsável pela formação de sua linguagem na música instrumental do Brasil.

A apresentação exibida no programa foi gravada em outubro do ano passado no Espaço Cultural BNDES, no Centro do Rio de Janeiro.
 

Serviço:
Partituras – grupo Luzeiro
Domingo, 15 de abril, às 12h30, na TV Brasil.

Compartilhar: