TV Brasil estreia hoje obras do Prêmio Carmen Santos de Cinema de Mulheres

Publicado em 23/04/2018 - 09:01 e atualizado em 23/04/2018 - 09:25

Emissora pública exibe seleção de 16 produções realizadas por diretoras contempladas no edital

Para incentivar a produção cultural de mulheres e dar visibilidade à produção cinematográfica feminina, a TV Brasil apresenta a partir desta segunda (23), os filmes inéditos do Prêmio Carmen Santos de Cinema de Mulheres.

As duas primeiras obras em cartaz são curtas: o drama "Papéis de Adélia", com direção de Ludmilla Rossi, às 23h45; e o infantil "A Festa da Joana", dirigida por Kelly Cristina Spinelli e Vera Vasques, às 23h52. As demais produções ainda não têm data de estreia definida.

Ao todo, a emissora pública deve levar ao ar 16 filmes selecionados no concurso. Estão previstas as exibições de dez produções de curta-metragem, com cinco minutos em média, e de outras seis de média-metragem, com cerca de 26 minutos.

A iniciativa fomenta obras audiovisuais assinadas e dirigidas por mulheres, abrangendo trabalhos nos gêneros de ficção e documentário, contemplando também projetos voltados para o público infantil ou com técnicas de animação.

O edital estimula políticas públicas transversais que envolvam a participação feminina na cultura. Além de viabilizar a produção cinematográfica de mulheres e reconhecer o trabalho de diretoras e técnicas do audiovisual brasileiro, a iniciativa oferece de forma criativa e inovadora a temática da construção da equidade, além do fomento aos direitos da mulher e à cidadania.

O Prêmio Carmen Santos de Cinema de Mulheres visa conferir visibilidade e oportunidade para as cineastas, contribuindo para a diversidade e para a igualdade de gênero, possibilitando o acesso a obras realizadas por mulheres, com temas, narrativas e enredos tratados com profundidade, estética diversificada e qualidade técnica.

 

"Papéis de Adélia"

A trama do curta-metragem "Papéis de Adélia" se passa nos anos 1950. Com sete minutos de duração, o drama que a TV Brasil exibe às 23h45 tem direção de Ludmilla Rossi e roteiro de Kauê Nunes.

Adélia estreia em uma novela na TV interpretando uma dona de casa submissa. Com o passar dos anos, a atriz é convidada para viver novos papéis, que evolutivamente ilustram as conquistas femininas durante seis décadas. A cada novo trabalho as personagens ganham profundidade e expressam temas importantes.

Em paralelo, Adélia muda sua postura, ganhando confiança e prestígio. Décadas depois, a atriz reencena uma história já conhecida por ela. Porém, a mudança no final de uma cena provoca reflexões silenciosas em Adélia, fazendo-a notar a revolução da qual fez parte, mesmo sem perceber.

Ficha Técnica
Ano: 2015. Gênero: drama. Direção: Ludmilla Rossi. Roteiro: Kauê Nunes. Elenco: Glaucia Franchi, Amanda Campina, Leslie Taboas. Duração: 7 min. Classificação Indicativa: 14 anos.

 

"A Festa da Joana"

Com direção de Kelly Cristina Spinelli e Vera Vasques, a produção infantil "A Festa da Joana" vai ao ar às 23h52 na TV Brasil. O filme tem cinco minutos de duração.

O curta-metragem conta a saga de uma menina de 8 anos que decide fazer uma festa de aniversário temática, decorada com seu personagem favorito, o Batman.

Joana encontra resistência familiar e de seus colegas por ter escolhido um tema considerado masculino. A garota enfrenta o preconceito da sociedade por gostar de brinquedos e brincadeiras considerados de menino.

 

Ficha Técnica
Ano: 2015. Gênero: infantil. Direção: Kelly Cristina Spinelli e Vera Vasques. Elenco: Gabriela Guastini, Ana Carolina Moura, Amanda Moreira, Josué Galinari, Raphinha Gomes, Giovanna Favaretto. Duração: 5 min. Classificação Indicativa: Livre.

 

Serviço:
Prêmio Carmen Santos de Cinema de Mulheres - "Papéis de Adélia", segunda-feira (23), às 23h45, na TV Brasil
Prêmio Carmen Santos de Cinema de Mulheres – "A Festa da Joana", segunda-feira (23), às 23h52, na TV Brasil
 

Compartilhar: