TV Brasil estreia série documental sobre atuação dos defensores públicos

Publicado em 30/04/2018 - 17:22 e atualizado em 04/05/2018 - 17:46

Produção destaca trabalho dos agentes em situações de desrespeito aos direitos humanos


A atuação dos defensores públicos no Brasil em casos de violações de direitos humanos é o mote da produção audiovisual indepedente Defensores que a TV Brasil estreou quarta (2). 

Exibidos às 21h45, os cinco episódios de 26 minutos, revelam o trabalho dos defensores públicos federais e estaduais em processos jurídicos sobre desigualdades. A obra documental mostra a luta de agentes públicos, pensadores e comunidades pela superação cultural dos problemas que afetam cidadãos nas cinco regiões brasileiras.


Em pauta, temas como direito à educação, disputa agrária com indígenas, trabalho escravo, vítimas da tragédia do Rio Doce e sistema penitenciário. Cada edição do programa traz a visão de especialistas que ajudam a compreender melhor o contexto e os dilemas do episódio.


Realizada pela produtora paranaense Caminho Comunicação, de Curitiba, a série foi produzida pelo jornalista Thiago Couto, diretor e roteirista de Defensores. A obra foi selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas). A TV Brasil é a emissora que mais exibe conteúdo nacional independente em sinal aberto.


Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado em agosto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2016, o canal exibiu mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.


Para o diretor da série, Thiago Couto, a atração atende a uma demanda contemporânea da sociedade. "Defensores nasceu de uma vontade antiga de abordar a desiguldade social brasileira a partir do olhar de personagens que lidam com esse tema diariamente", explica.


O jornalista completa a premissa da obra. "Andando por aí, a gente encontra comunidades, agentes públicos e pensadores que realmente querem ajudar o Brasil a superar esse cenário absurdo de contrastes", afirma o idealizador da produção Defensores.

 

 

Episódio 1: Sapere Aude - do Latim "Ouse saber"

2/5, quarta-feira, às 21h45, na TV Brasil


O programa de estreia da série Defensores acompanha o trabalho do defensor público federal Geórgio Endrigo e sua tentativa de impedir o fechamento da Escola Porto Alegre, especializada no atendimento à população em situação de rua na capital gaúcha. O episódio revela a mobilização comunitária que garantiu aos moradores de rua o direito fundamental à educação.


A produção traz os comentários do professor José Eustáquio Romão que, por mais de uma década, assessorou pessoalmente o educador Paulo Freire.

 


Episódio 2: Membira – do Tupi Guarani "Gerado"

9/5, quarta-feira, às 21h45, na TV Brasil


A questão indígena na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é tema de "Membira", segundo episódio da produção documental. Em um cenário de disputa agrária, o defensor público federal Frederico Soares apresenta os principais desafios e perspectivas para a resolução dos conflitos que vêm há muitos anos resultando no assassinato de diversos indígenas.


O programa traz os comentários de Álvaro Tukano, liderança indígena que milita há mais de 30 anos pelo direito dos povos tradicionais.

 


Episódio 3: Suor

16/5, quarta-feira, às 21h45, na TV Brasil


O terceiro episódio da série independente, "Suor", acompanha o trabalho do defensor público Gilmar Menezes que integra o Grupo Móvel de Combate ao trabalho escravo. A produção revela os bastidores da missão federal que investiga denúncias trabalhistas nas minas ilegais de cobre e nas fazendas de gado no interior do Pará.


Os comentários são de Francisco Alan dos Santos, da Comissão Pastoral da Terra,

instituição que se dedica a auxiliar trabalhadores resgatados em situação análoga ao

trabalho escravo.

 


Episódio 4: Lama da Ganância

23/5, quarta-feira, às 21h45, na TV Brasil


No quarto episódio, Defensores repercute o trabalho da Defensoria Pública em Minas Gerais e Espírito Santo no atendimento às vítimas da tragédia de Mariana. Um ano após o rompimento das barragens, a equipe da série percorre 660 km às margens do Rio Doce para revelar histórias e vivências daqueles que tinham no rio sua principal fonte de subsistência.


A socióloga Marijane Lisboa que se dedica a questão ambiental, relações internacionais e direitos humanos, aborda o caso ao refletir sobre o tema.

 


Episódio 5: Cativo

30/5, quarta-feira, às 21h45, na TV Brasil


Último episódio da série, "Cativo" aborda a questão prisional no nordeste brasileiro pelo acompanhamento do defensor público Rodrigo Lira, líder da força-tarefa organizada pela Defensoria Pública do Rio Grande do Norte para desafogar o sistema penitenciário local.


Especialista na questão penitenciária, o pesquisador César Muñoz, da Human Rights Watch, tece comentários sobre essa situação.


Serviço:
Defensores – quarta-feira (2), às 21h45, na TV Brasil

Compartilhar: