Um Olhar sobre o Mundo recebe cartunistas Edel Rodriguez e Paulo Caruso

Publicado em 16/04/2018 - 13:07

O célebre cartunista cubano Edel Rodriguez é o entrevistado do jornalista Moisés Rabinovici nesta segunda-feira (16) no programa Um Olhar sobre o Mundo, às 21h45, na TV Brasil. O apresentador também traz para a conversa o cartunista brasileiro Paulo Caruso.

 

Edel Rodriguez é famoso por ilustrar capas das maiores revistas internacionais como Time, Der Spiegel, Newsweek, Rolling Stone, Fortune Mazazine, além das brasileiras Época e Veja entre outras publicações, retratando principalmente o presidente norte-americano Donald Trump ou outros políticos de destaque.

 

O artista cubano emigrou em 1980 para os Estados Unidos junto com a família e milhares de compatriotas que fugiam de Cuba naquela época. Ele cresceu nos Estados Unidos onde graduou-se em pintura no Pratt Institute de Nova York e fez mestrado no Hunter College. Além de ser autor das capas das principais revistas do mundo, reproduzidas à exaustão pela internet, Edel também trabalha com publicidade e ilustrações de livros.

 

No programa da emissora pública, Edel conta como lida com as pressões dos apoiadores de Trump nos Estados Unidos, sempre desenhado por ele de uma maneira marcante que aproxima a imagem do presidente norte-americano do ridículo.

 

Durante a entrevista, fala sobre as ações desastradas de Trump na política internacional e o critica ferozmente, mas destaca também a importância da liberdade existente nos Estados Unidos que permite que ele faça seu trabalho sem qualquer tipo de restrição.

 

Edel conta que está escrevendo um livro com a história de sua família que fugiu de Cuba em um bote que saiu do porto de Mariel, quando Fidel Castro obrigou famílias a emigrar junto com milhares de pessoas que o ditador cubano classificava como indesejáveis para o país.

 

Na publicação, Rodriguez relata seus primeiros tempos como refugiado, seus estudos e seu método de criação das capas que que o tornaram o mais célebre ilustrador da atualidade no mundo.

 

Ao mesmo tempo que celebra a liberdade para a criação que existe nos Estados Unidos, ele critica o ambiente de repressão que ainda vigora em Cuba. "Eu acho que Cuba seria o melhor país do mundo se as pessoas pudessem falar livremente e pudessem expressar suas ideias para mudar o país", afirma Rodriguez.

 

Segundo o cartunista, nos Estados Unidos o mais importante de tudo é o espírito democrático que permite a mudança do presidente a cada quatro ou oito anos com a realização de eleições livres e o ambiente que permite a livre manifestação.

 

Serviço:

Um Olhar sobre o Mundo – Edel Rodrigues e Paulo Caruso, segunda-feira (16), às 21h45, na TV Brasil.

Compartilhar: