Ativista Daniela Andrade discute identidade de gênero no Estação Plural de quarta (23)

Publicado em 23/05/2018 - 08:27

Ela aborda os desafios dos transexuais na entrevista para o programa da TV Brasil

O programa Estação Plural recebe a ativista pelos direitos transexuais Daniela Andrade nesta quarta (23), às 22h15, na TV Brasil. As experiências e os conhecimentos da convidada pautam a conversa com os apresentadores Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fernando Oliveira (Fefito). Durante a entrevista, ela aborda temas como força, afetividade e despatologização da transexualidade.

Logo no início do programa, Daniela explica algumas das dificuldades que precisa lidar no cotidiano. "A identidade de gênero é uma prerrogativa para que o mercado de trabalho feche portas", lamenta a ativista sobre a discriminação profissional que impera em vários setores.

Para ajudar quem sofre com essa situação, a ativista criou aplicativos como o "Transempregos" e o "Transervicos". A iniciativa da analista de sistemas já tem milhares de usuários. Os sites buscam conectar profissionais trans com empresas que não tem preconceito.

"O simples fato de você ser travesti ou transexual no Brasil faz com que as pessoas te observem por essa ótica. Elas ignoram completamente sua qualificação técnica, escolaridade, bagagem e talento", afirma Daniela que é formada em Letras, com pós-graduação em Língua Portuguesa, e em Tecnologia da Informação, com Especialização em Engenharia de Software.

No primeiro bloco, a convidada aborda a importância da despatologização das identidades trans. O segundo traz uma discussão sobre os significados da luta para a comunidade trans e travesti. Os apresentadores e Daniela conversam sobre a Operação Tarântula realizada na época da Ditadura Militar.

O Estação Plural ainda traz o depoimento de Neon Cunha, uma das primeiras mulheres trans engajadas no movimento. Publicitária, diretora de arte e mulher transgênero, ela reivindica judicialmente a mudança de seu nome e do seu gênero no registro civil.

A solicitação é comum entre os transexuais, mesmo sem cirurgia para mudança de sexo. No entanto, ela se recusa a ser diagnosticada com o transtorno da disforia de gênero, condição descrita pela medicina como desconforto com o gênero que é atribuído ao nascer.

A afetividade de pessoas trans pauta o último bloco no programa da TV Brasil. Daniela Andrade tenta adivinhar o significado do termo "pupê" na linguagem pajubá. Trata-se do desafio Aurélia, quadro do Estação Plural em que os convidados buscam descobrir o sentido de expressões do universo LGBT.

No ar toda quarta-feira, às 22h15, na TV Brasil, o programa Estação Plural também está nas ondas do rádio. O bate-papo conduzido por Ellen Oléria, Fernando Oliveira (Fefito) e Mel Gonçalves pode ser acompanhado pelos ouvintes na Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 MHhz e na Rádio Nacional AM de Brasília 980 kHz aos domingos, às 23h.

Serviço:

Estação Plural – quarta-feira (23), às 22h15, na TV Brasil

Estação Plural – domingo (27), às 23h, na Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 MHz

Estação Plural – domingo (27), às 23h, na Rádio Nacional AM de Brasília 980 kHz

Compartilhar: