Confira os filmes desta semana na TV Brasil

Publicado em 14/05/2018 - 09:17

“As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques”

Segunda-feira, 14 de maio, às 23h45

Mr. West deseja viajar à União Soviética, mas é advertido pelas revistas americanas (os grandes meios de comunicação da época) sobre os terríveis perigos daquele país. Para se proteger, ele leva o caubói Jeddy, seu fiel guarda-costas, mas acaba caindo nas malhas de um grupo de ladrões disfarçados de contrarrevolucionários.

Passados mais de 90 anos, a sátira de Kuleshov sobre a visão dos americanos acerca dos russos se mantém atual. No elenco, algumas futuras glórias do cinema soviético: os diretores Vsevolod Pudovkin (Shban), Boris Barnet (Jeddy), os atores Serguey Komarov (Zarolho) e Aleksandra Khokholova (Condessa).

94 min. Ano: 1924. País: União Soviética. Direção: Lev Kuleshov, com Porfiri Podobeb, Boris Barnet, Aleksandra Khokhlova, Vsevolod Pudovkin, Serguey Komarov, Vera Lopatina. Cinematografia: Aleksandr Levitsky. Produtora: Goskino. Classificação: 18 anos.

 

-----

“Curitiba Zero Grau”

Terça-feira, 15 de maio, às 23h45

Curitiba, a capital mais fria do Brasil, é um mosaico. Nessa cidade de contrastes, de luz e sombras, de indiferença e solidariedade, quatro histórias são contadas. O ator Jackson Antunes vive um motorista de ônibus da na semana mais fria do inverno da capital paranaense.

Um motorista de ônibus, um catador de papel, um comerciante de automóveis e um motoboy…. Quatro homens se cruzam no coração de Curitiba. E podem ter suas vidas transformadas quando a consciência fala mais alto que o instinto de sobrevivência.

105 min. Gênero: Dram. Ano: 2012. País: Brasil. Direção: Elói Pires Ferreira. Roteiro: Altenir Silva, Elói Pires Ferreira, Erico Beduschi. Elenco: Jackson Antunes, Katia Drummond, Rodrigo Ferrarini, Camila Hubner, Diego Kozievitch, Enéas Lour, Stephanie Mattanó, Olga Nenevê. Classificação: 12 anos

 

-----

“O Jeca Macumbeiro”

Quarta-feira, 16 de maio, às 23h45

No filme “O Jeca Macumbeiro”, Mazzaropi é Pirola, um caboclo paupérrimo que vive em um casebre na fazenda de seu patrão, o coronel Januário.

A filha de Pirola, Filomena, é casada com Mário, filho do coronel. Um dia, Pirola recebe de Nhonhô, um velhinho amigo, a notícia de que será herdeiro e quando aceita um saco cheio de dinheiro, resolve deixá-lo na guarda do patrão.

Para apropriar-se do dinheiro de Pirola, o Coronel Januário se passa por um pai de santo pra lá de fajuto. O filme foi uma sátira ao enorme sucesso de “O Exorcista” e bateu a arrecadação deste nos cinemas do Brasil.

87 min. Ano: 1974. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Gilda Valença, Joffre Soares, Selma Egrei, Ivan Lima, José Mauro Ferreira, Maria do Roccio. Classificação indicativa: Livre

 

-----

“Álbum de Família”

Quinta-feira, 17 de maio, às 23h45

“Álbum de Família” resgata os laços perdidos pela desestrutura familiar causada pela infidelidade na família do diretor Wallace Nogueira. O documentário trata da inquietude do filho (Wallace), diante da morte de sua mãe, vítima de um câncer de mama que surge a partir de sua separação.

Por alguns anos longe de seu pai e sem conhecer a atual família dele, Wallace decide visitá-lo, para recuperar o álbum de fotos abandonado na antiga fazenda da família. Durante o trajeto, juntos na estrada, pai e filho relembram momentos, lugares e emoções que viveram. E acabam por trocar experiências e confidências, deparando-se com sentimentos de raiva, de culpa, desamparo e traição.

O documentário recebeu o Prêmio do Júri de Melhor Longa-metragem do Cine Esquema Novo 2011 e o Prêmio de Melhor Filme realizado em Salvador no VI Panorama Internacional Coisa de Cinema.

55 min. País: Brasil. Gênero: drama. Ano: 2007. Direção: Wallace Nogueira. Coprodução: Wallace Nogueira Santos Silva, Vogal Imagem, IRDEB—TVE Bahia e ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais. Classificação Indicativa: Livre

 

-----

“Bom dia, em que posso ser útil?”

Quinta-feira, 17 de maio, à 0h40

O documentário “Bom dia, em que posso ser útil?” retrata o mundo dos call centers portugueses, onde trabalham cerca de 50 mil pessoas, mas que é quase desconhecido por quem está do outro lado da linha.

Um atendente de call center pode passar oito horas por dia em um cubículo, em frente ao computador, sem qualquer contato com o mundo exterior. Seu trabalho é dar informações, orientações, atender chamados, vender produtos ou serviços, para pessoas muitas vezes pouco educadas, implicantes ou impacientes.

Quem são esses que estão diariamente no outro lado da linha? É isto que o documentário revela por meio dos operadores Ana, Maria do Carmo, Jaime e João.

51min. País: Portugal. Ano: 2011. Direção: Margarida Metello. Produção: Ana Lucas – RTP.

 

-----

“Jeca e seu filho preto”

Sábado, 19 de maio, às 16h

Em “Jeca e seu filho preto”, o saudoso humorista Amácio Mazzaropi interpreta Zé, o pai de um rapaz (misteriosamente) negro. O fato nunca pareceu o atormentar, mas os outros se incomodam quando seu filho se enamora de uma moça branca, filha de um rico fazendeiro.

Em plenos anos 1970, Amácio Mazzaropi, com seu jeito simples, abordou no cinema a questão do preconceito racial.

104 min. Ano de estreia: 1978. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner. Codireção: Berilo Faccio, com Amácio Mazzaropi, Mazzaropi, Geny Prado, Yara Lins, Elizabeth Hartman, Denise Assunção. Classificação Indicativa: Livre.

 

 

Compartilhar: