Fiocruz, TV Brasil e ICMBio lançam série documental no dia 6 de junho

Publicado em 24/05/2018 - 10:00 e atualizado em 24/05/2018 - 18:28

Parques do Brasil incentiva a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade das unidades de conservação nacionais

A série Parques do Brasil será lançada no dia 6 de junho, às 14h, no Auditório do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, com a apresentação do primeiro episódio sobre o Parque Nacional das Emas que vai ao ar na TV Brasil, no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, às 22h15.

Um bate-papo com os realizadores acontece após a exibição da edição de estreia da produção documental. O projeto é fruto da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a TV Brasil/Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parques do Brasil é uma série de televisão que visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade dos parques nacionais e de outras unidades de conservação brasileiras. A produção enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Com imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas que ilustram as jornadas que percorrem paisagens deslumbrantes.

A edição de estreia apresenta a diversidade de ambientes do cerrado, um bioma ainda pouco conhecido, e revela as ameaças geradas pelo boom do agronegócio. O programa mostra, ainda, a variedade de espécies presentes na região do Parque Nacional das Emas como o veado-campeiro, a anta, o galito, a sucuri-verde, o queixada, a ema e a coruja-buraqueira entre outras.

Nos primeiros episódios da série, o público conhecerá também os Parques Nacionais da Serra da Canastra, da Serra da Bodoquena, das Sempre Vivas, do Descobrimento, do Pau Brasil, da Serra das Lontras, da Chapada Diamantina, do Pantanal Matogrossense, da Serra dos Órgãos, de Itatiaia, da Chapada dos Guimarães e de Boa Nova; além das Reservas Biológicas de Sooretama e de Una, e as Estações Ecológicas de Taiamã e da Serra das Araras.

Serviço:

Data: 6 de junho
Local: Auditório do Museu da Vida (Fiocruz) / Campus de Manguinhos

Programação do evento

14h: Apresentação de teaser da série
14h10 – 14h30: Mesa de abertura
- Diretor da Casa de Oswaldo Cruz - Paulo Elian
- Representante da EBC - Cida Fontes
- Representante do ICMBio

14h30 – 15h: Apresentação do primeiro episódio da série Parques do Brasil (Parque Nacional das Emas)
15h – 15h40: Bate-papo com os realizadores e debate

- Pesquisadora e coordenadora do projeto pela COC/Fiocruz - Luciana Alvarenga
- Diretor, roteirista e coordenador do projeto pela EBC - Carlos Sanches
- Coordenadora do projeto pelo ICMBio - Marcia Muchagata
- Arte - Paula Izzo
- Trilha sonora - Flavia Tygel
- Edição - Carol Rodrigues

15h40 – 16h: Debate e perguntas do público
- Mediadora: Denise Studart

16h – 17h: Coquetel

Compartilhar: