Programa Caminhos da Reportagem revela a situação de Bacarena (PA), castigada por acidentes ambientais

Publicado em 24/05/2018 - 10:16

O Caminhos da Reportagem esteve em Barcarena, na região metropolitana de Belém, para conhecer a realidade das pessoas que convivem com estragos causados por acidentes ambientais. O programa vai ao ar pela TV Brasil às 21h45 de quinta-feira, dia 24.

Comunidades de pescadores e ribeirinhos que usam a água para seu consumo relatam as dificuldades de uma cidade onde há muitas indústrias, muitos tipos de contaminantes e tantos impactos ambientais.

O mais recente acidente ambiental de Bacarena ocorreu em fevereiro deste ano e envolve a Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo. Embargos da Justiça, do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará paralisaram metade da produção da mineradora.

Rios e igarapés da região estão com níveis de metais tóxicos acima do permitido após o vazamento em depósito de rejeitos tóxicos da mineradora Hydro. O Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, denuncia impactos ambientais e riscos à saúde humana na região. O resultado da contaminação é água imprópria para consumo humano e para pesca em diversos locais de Bacarena.

Serviço:

Caminhos da Reportagem – "Barcarena, cidade contaminada"
Quinta-feira, 24 de maio, às 21h45, na TV Brasil.

Compartilhar: