X

Digite sua busca e aperte enter

Raphael Montes entrevista imortal Antônio Torres na Academia Brasileira de Letras

Publicado em 15/05/2018 - 10:03

Vasta obra do autor baiano é um dos temas do bate-papo exclusivo na emissora pública


O Trilha de Letras homenageia o escritor baiano Antônio Torres na edição especial desta terça (15), às 21h15, na TV Brasil. Gravada na Academia Brasileira de Letras, a conversa com o apresentador Raphael Montes aborda a vida e a obra do premiado autor considerado um dos nomes mais importantes de sua geração.

Ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres tem dezenas de livros publicados. O autor estreou na literatura em 1972 com o romance "Um Cão Uivando para a Lua", considerado uma das principais obras daquele ano pela crítica. No decorrer da carreira, o escritor foi reconhecido com alguns dos mais relvantes prêmios nacionais, como o Prêmio Jabuti, por seu título "Pelo Fundo da Agulha" (2006).

A influência do jornalismo e da publicidade na escrita do romancista é um dos temas da entrevista que Antônio Torres concedeu para Raphael Montes no Trilha de Letras. "O jornalismo me ensinou a ver o mundo e a publicidade me ensinou a contar isso rapidinho. Isso me deu um treino fantástico e tentei trazer isso para a literatura", revela.

O autor conta como essa experiência se refletiu na repercussão do lançamento de sua obra de estreia. "O livro 'Um Cão Uivando para a Lua' causou muita surpresa na época. Teve quem destacasse essa agilidade e síntese do texto", recorda Antônio Torres ao reforçar a importância do jornalismo e da publicidade em sua obra.

Ele também aborda seu processo criativo durante o papo com o apresentador da emissora pública. "Você sabe Raphael, tão bem quanto qualquer um de nós, que a gente soma as experiências. Todas fazem parte e a gente vive para isso. O escritor vive para escrever e busca tudo que está em volta para a sua escrita", reflete sobre incorporar elementos do cotidiano em suas publicações.

A jornalista Katy Navarro fala sobre o romance "O nobre sequestrador" (2003), uma das obras da bibliografia do homenageado, no quadro "Leituras com Katy". Já o espaço do programa da TV Brasil para os booktubers apresenta o livro de poesias “Aspirando e expelindo”, de Gabriel Ferreira.

Apresentado pelo escritor Raphael Montes, o programa Trilha de Letras tem reprise na TV Brasil às quartas, às 6h da manhã. A atração também pode ser acompanhada nas ondas do rádio toda terça-feira, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz, e às quintas, na mesma emissora, às 23h30.

 

Serviço:
Trilha de Letras – terça-feira (15), às 21h15, na TV Brasil.
Trilha de Letras – terça-feira (15), às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz.
Trilha de Letras – quarta-feira (16), às 6h, na TV Brasil.
Trilha de Letras – quinta-feira (17), às 23h30, na Rádio MEC AM Rio 800kHz. 

Compartilhar: