Ao Vivo entre Amigos recebe Zé Katimba e Paulinho Mocidade nesta sexta (8)

Publicado em 06/06/2018 - 15:40

Artistas comentam curiosidades sobre a carreira e cantam sucessos do samba

Os sambistas Zé Katimba e Paulinho Mocidade se apresentam no programa Ao Vivo entre Amigos desta sexta (8) às 22h45 na TV Brasil. O bate-papo dos bambas com o comunicador Tiago Alves aborda as obras autorais e o carnaval carioca.

Durante a entrevista, os convidados revelam um lado menos conhecido de seus trabalhos para além dos sambas-enredo e dos grandes sucessos do carnaval: os sambas de meio de ano. Zé Katimba e Paulinho Mocidade cantam clássicos do gênero.

O repertório inclui as canções "A Voz do Morro", "Martim Cererê", "Do jeito que o rei mandou", "Na minha veia", "Se o caminho é meu" e o histórico samba-enredo "Sonhar não custa nada! Ou quase nada...", vice-campeão com a Mocidade Independente de Padre Miguel em 1992 na Marquês de Sapucaí.

Essa edição do Ao Vivo entre Amigos também é uma celebração. O programa homenageia Zé Katimba, considerado um dos responsáveis pela versão moderna do samba-enredo. O compositor completou 85 anos em novembro.

Único fundador vivo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, criada em março de 1959, o artista é autor de muitos hits que foram consagrados na voz de personalidades como Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

Com humildade e firmeza, os convidados não se furtaram a falar sobre a polêmica do termo "puxador" utilizado para se referir aos cantores que são os intérpretes dos sambas-enredo na Avenida e defendem na voz a agremiação durante os desfiles na Passarela do Samba.

Para os experientes músicos, esses artistas em geral tem uma carreira com projetos o ano todo – não sendo sazonal. Paulinho Mocidade e Zé Katimba fazem a crítica já levantada pelo saudoso Jamelão, da Mangueira. Eles também debatem a questão do direito autoral.

"Todos os chamados 'puxadores' tem um vozeirão", afirma Zé Katimba ao que Paulinho Mocidade completa. "Parece que você é um cantor de seis meses, de setembro a fevereiro e pronto. Não é verdade. Alguns até não tem o 'meio de ano', só o lance de Avenida, mas não deixa de ser artista. Conhecido até mundialmente", reforça o intérprete.
 

Sobre a atração

Programa de auditório que traz para o lendário estúdio 3 da TVE do Rio, hoje da TV Brasil e da Rádio MEC, toda a diversidade da MPB e da música instrumental brasileira, o Ao Vivo entre Amigos é uma produção original da Rádio MEC AM. A produção, que fez história entre 1992 e 2010, agora marca presença também com transmissões pela web e exibição na tevê.

O Ao Vivo entre Amigos promove um grande encontro de artistas, com muita música, conversa e interação com o público, que pode fazer perguntas aos artistas durante a transmissão pela rádio e na web. Em clima aconchegante, o programa cria um ambiente agradável para entrevistas descontraídas e pocket show.

 

Serviço
Ao Vivo entre Amigos – Zé Katimba e Paulinho Mocidade – sexta (8), às 22h45, na TV Brasil

 

Compartilhar: