Conteúdo licenciado da TV Brasil resgata memória do título na Copa do Mundo de 1958

Publicado em 12/06/2018 - 09:47 e atualizado em 12/06/2018 - 09:52

Grandes momentos da seleção brasileira no Mundial da Suécia são lembrados em exposição


Enquanto a seleção brasileira disputa o título de hexacampeã na Rússia, a sociedade poderá reviver grandes momentos da Copa do Mundo de 1958. A exposição "60/30 - Conquistas do futebol brasileiro" será lançada nesta terça-feira, dia 12 de junho, no SESC 24 de Maio, em São Paulo, com entrada gratuita.

Um dos destaques da mostra é a produção documental "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil", série audiovisual realizada pela TV Brasil e Palmares Produções em 2010. A obra compõe o evento que prestigia a memória do esporte que é paixão nacional.

Fruto do apoio da TV Brasil à produção audiovisual independente, a série "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil" é um divisor de águas para o torcedor brasileiro. Ao compor a exposição, a obra resgata a história do primeiro título mundial de futebol e amplia horizontes para a difusão de conhecimento em outros espaços, garantindo ainda maior proximidade com a sociedade. É um projeto que desperta interesse do público e do mercado audiovisual, enquanto preserva a memória desse momento único para o país.

Isso demonstra o valor agregado da obra audiovisual para a cadeia produtiva, para o público e para o posicionamento estratégico dos produtores TV Brasil e Palmares. Ao ampliar o ciclo de vida do conteúdo, a atividade de licenciamento possibilita que obras audiovisuais adquiram ainda maior relevância e potencializem o cumprimento da função social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão da emissora pública.

Não foi por acaso que a série "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil" adquiriu capacidade de ser exibida em outros segmentos. Através de ampla pesquisa e trabalho documental, a obra engloba os jogos da seleção brasileira, traz depoimentos exclusivos e desperta para detalhes sobre os bastidores, quando marca o surgimento de fenômenos como Pelé e Garrincha.

Com esse olhar atento para a preservação da memória e das conquistas do passado, sem esquecer as perspectivas do presente, a exposição "60/30 - Conquistas do futebol brasileiro" foi concebida para retratar o primeiro título mundial da seleção masculina e a primeira convocação oficial feminina.

Na avaliação de Lu Castro, curadora da exposição, é importante que no ano do maior evento do futebol mundial, relembremos os feitos de atletas que contribuíram para que a autoestima dos brasileiros fosse elevada. O futebol é o fio condutor de muitas mudanças no cenário nacional, ao contrário dos que o julgam apenas como entretenimento.
 

Sobre a série "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil"


Em cinco episódios de 52 minutos, a produção "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil" realizada pela TV Brasil e Palmares Produções em 2010 traça um panorama sobre as seis partidas que a seleção brasileira disputou para conquistar o seu primeiro título mundial de futebol em 1958.

Registro histórico importante, a série mescla imagens de época com depoimentos filmados na primeira década dos anos 2000 dos principais jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, e de jornalistas que acompanharam de perto toda a trajetória da seleção canarinho.

Com narração do ator Milton Gonçalves e direção de José Carlos Asbeg, a obra ainda traz entrevistas com jogadores das seleções que enfrentaram o Brasil e comentários de jornalistas estrangeiros.

Detalhes dos bastidores também são apresentados como a preparação da seleção para o Mundial da Suécia, desde as eliminatórias, passando pela convocação, até os cuidados com a concentração e com o apoio psicológico aos jogadores. O conteúdo resgata ainda o surgimento dos fenômenos Pelé e Garrincha, as substituições feitas ao longo da competição e a liderança de Nilton Santos e Didi.

 

Serviço
Exposição: "60/30 – Conquistas do futebol brasileiro"
Lançamento: terça-feira, 12 de junho 2018
Período de visitação: Entre 12/06 e 29/07/2018
Horário: Terças, quartas, quintas, sextas e sábados: das 9h às 21h; domingos: das 9h às 18
Local: Sesc 24 de maio
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo - SP | Convivência (3º andar) e Esportes (8º andar)
Entrada gratuita

Compartilhar: