Prorrogadas as inscrições para o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)

Publicado em 20/06/2018 - 18:32 e atualizado em 20/06/2018 - 18:34


As inscrições para o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) foram prorrogadas até o dia 27 de junho. Este é o segundo ano consecutivo que a TV Brasil reedita parceria com o FICI para conceder o Prêmio Exibição TV Brasil Animada aos melhores curta-metragens em 2018. Médias e longas-metragens serão exibidos ao longo do Festival, que acontece  de setembro a novembro, em caráter não competitivo.

Esta é a 16ª edição do FICI, único festival de cinema dedicado ao público infantojuvenil com abrangência nacional. O FICI já exibiu mais de mil filmes de 36 nacionalidades para mais de 1,6 milhão de crianças brasileiras. O festival irá de setembro a novembro em seis cidades brasileiras, que serão conhecidas em julho. 

A lista de filmes selecionados será divulgada em 20 de julho e os curtas-metragens serão exibidos em todas as cidades do festival. As exibições serão gratuitas para alunos das escolas da rede pública de ensino. 

 

Inscrições

As inscrições de filmes brasileiros estão abertas até a semana que vem, dia 27 de junho. A expectativa é receber mais de 150 curtas-metragens em 2018. Curtas-metragens concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, iniciativa com apoio da ETC Filmes, e ao Prêmio Exibição TV Brasil Animada. A ETC Filmes concederá o inédito Prêmio Acessibilidade, atendendo à atual demanda de democratização do acesso às salas de cinema.

Inscrições serão recebidas através do link http://fici.dev.artedigitalinternet.com.br/inscricoes/home/form/br

Criado em 2008 para estimular e promover a nova produção audiovisual para o público infantojuvenil, o Prêmio Brasil de Cinema Infantil ganhou relevância no calendário cultural dos realizadores. Ao todo, 1.365 filmes já se inscreveram para participar do programa e 224 curtas-metragens foram selecionados até a última edição, dos quais 28 foram premiados.

A seleção do Prêmio Brasil de Cinema Infantil é feita por um comitê de especialistas, que reúne profissionais ligados à produção cultural para o público infantojuvenil, e tem como tarefa assistir a todos os filmes inscritos e chegar ao recorte dos selecionados, formando 3 sessões de acordo com nossas categorias: Animação, Histórias Curtas (Live-Action) e Mostra Teen (híbrida, para pré-adolescentes).


Prêmios

Durante a realização do festival, um júri formado por crianças de escolas públicas e projetos sociais com atividades cineclubistas escolherá os seus filmes preferidos de cada uma das sessões, em duas etapas. Na primeira, um grupo chegará aos três finalistas de cada sessão. Na segunda, na manhã do dia da cerimônia de premiação, o outro grupo escolherá o seu preferido de cada categoria, em sessão acompanhada pelos realizadores dos nove curtas-metragens. A data e local da cerimônia de premiação serão divulgadas também no dia 20 de julho.

Em 2018, a ETC Filmes é uma nova parceira do Prêmio. Cada um dos vencedores nas três categorias do Prêmio Brasil de Cinema Infantil será premiado com um pacote de serviços de acessibilidade na empresa – audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS.

Os curtas-metragens inscritos também poderão concorrer ao Prêmio Exibição TV Brasil Animada, opcional no momento da inscrição. Serão concedidos nove prêmios de aquisição para os curtas-metragens brasileiros que competirão no Prêmio Brasil de Cinema Infantil, nos valores de R$ 4 mil para os vencedores e R$ 2 mil para os dois outros finalistas de cada sessão.

 

 

 

 

 

Compartilhar: