Rádio Nacional transmite a Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018 a partir desta quinta

Publicado em 13/06/2018 - 16:13 e atualizado em 13/06/2018 - 16:21

Emissora pública define os narradores e principais comentaristas

Jorge Ramos, Waldir Luiz, Carlos Borges e Ruy Fernando 


Com os direitos de transmissão da Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018, a Rádio Nacional está preparando uma grande cobertura do Mundial. A emissora pública transmite a competição e leva para todo o país, ao vivo, as emoções de 56 jogos da competição, envolvendo principalmente a seleção brasileira e as demais campeãs. O time de esportes também acompanha e faz a cobertura jor nalística das outras oito partidas.

A Rádio Nacional escalou uma seleção de craques do jornalismo esportivo para transmitir o torneio. Os quatro narradores da equipe são André Luis Mendes, Ricardo Mazella, Carlos Borges e Ruy Fernando. Já os comentaristas convocados para a Copa do Mundo são Mário Silva, Waldir Luiz, Jorge Ramos, Jorge Wamburg e Bruno Mendes, além de convidados.

O esquenta para os jogos vai começar meia hora antes das partidas nas ondas da Nacional. A exceção acontece na abertura da Copa do Mundo, nas decisões de terceiro e primeiro lugares e nos jogos do Brasil quando a jornada esportiva da emissora começa sempre uma hora antes do apito inicial.

Para a transmissão do Mundial entram em rede a Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM (1.130 KHz), a Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz), a Rádio Nacional de Brasília FM (96,1 MHz), Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 KHz / 6.180KHz) e do Alto Solimões (AM 670kHz / FM 96,1 MHz).

História

Inovadora nas transmissões de futebol e no jornalismo esportivo, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro era na década de 1950 a mais importante da América Latina, com alcance nacional e internacional, por meio de suas ondas curtas. A emissora foi canhão de audiência e fez história como referência na cobertura esportiva.

Na Copa de 1950, por exemplo, a televisão ainda não havia chegado ao país – o primeiro canal, a TV Tupi de São Paulo, só foi inaugurado depois da competição em 18 de setembro – e o rádio reinava absoluto na transmissão de grandes eventos.

Presente na memória afetiva da população, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro é historicamente reconhecida como referência de programação plural e popular. A emissora desbravou novos gêneros, sistematizou a linguagem sonora e consolidou as matrizes do rádio popular no país: a música, a informação, o humor, a dramaturgia, o esporte e os programas de auditório.

Compartilhar: