TV Brasil apresenta programação junina especial #nopaísdosarraiás com diversas atrações

Publicado em 21/06/2018 - 11:18

A TV Brasil entra no ritmo do arrasta-pé neste sábado, 23 de junho. Pela manhã, duas produções prometem animar a criançada.

Às 11h, a peça musical "Forró Miudinho" é adaptada para o programa Música Animada. Elementos da cultura nordestina ganham espaço na trama conduzida pela música. O repertório traz os clássicos "Esperando na janela", "Eu só quero um xodó" e "Isso aqui tá bom demais".

Em seguida, às 11h30, Brincando no Arraiá resgata o aspecto lúdico das festas juninas. O especial valoriza a diversidade para recordar as tradições dos quatro cantos do país. A produção leva forró, quadrilha, repente e os muitos jeitos de pular a fogueira para a telinha.

À noite, às 22h, o sanfoneiro Marcelo Caldi apresenta sucessos do forró no Todas as Bossas. O artista canta e toca músicas do álbum "A sanfona é meu dom" e hits de grandes astros como "De volta pro aconchego", "Gostoso demais", "Pedras que cantam" e "A vida do viajante". Hoje, ele está com um novo projeto ao lado de João Cavalcanti (ex-Casuarina) no disco "Garimpo".

Mais cedo, às 20h30, o músico Chambinho do Acordeon participa do Antenize especial de São João. O artista interpretou Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no filme "Gonzaga: de Pai para Filho", dirigido por Breno Silveira. Ele toca as consagradas obras "Olha pro céu" e "Qui nem jiló".

 

Confira as atrações 


Forró Miudinho é a atração do Música Animada deste sábado (23) na TV Brasil

Musical é o fio condutor na dramaturgia com elementos lúdicos da cultura nordestina

 

Adaptado dos palcos para a televisão, o espetáculo infantil "Forró Miudinho" é o destaque do programa Música Animada, produção mensal dedicada às crianças que vai ao ar neste sábado (23) e domingo (24), às 11h, na TV Brasil. O especial integra a programação temática #nopaísdosarraiás organizada pela emissora pública para o período de 22 a 24 de junho.

A dramaturgia de Ana Velloso costura uma trama a partir de alguns dos maiores sucessos do forró. Com 29 minutos, o musical mescla narrativa como interpretações de clássicos do gênero como "Esperando na janela", "Asa Branca", "Eu só quero um xodó" e "Isso aqui tá bom demais".

O repertório funciona como a linha mestre da apresentação. As canções atuam como o principal elemento narrativo e seguem uma lógica que costura a história dos personagens. Esse fio condutor utiliza elementos sonoros e visuais diversos para mostrar um mosaico da cultura nordestina.

O elenco do espetáculo é formado por Ana Velloso, Vera Novello, Patrícia Costa, Édio Nunes, Maurício Detoni, Milton Filho. A adaptação da peça para a TV Brasil também conta com a participação dos músicos André Rente (violão), Firmino (percussão) e Adaury Júnior (contrabaixo). O Música Animada "Forró Miudinho" teve direção de Waldecir de Oliveira.

 

Serviço:
Música Animada – "Forró Miudinho" – sábado (23), às 11h, na TV Brasil
Música Animada – "Forró Miudinho" – domingo (24), às 11h, na TV Brasil

 

 

 

 

Brincando no Arraiá aposta na diversidade das tradicionais festas juninas
Atração da TV Brasil traz forró, quadrilha, repente e os muitos jeitos de pular a fogueira

 

Anarriê! Todos aos seus lugares porque o Brincando no Arraiá vem com tudo o que há de "bão" para a criançada. O especial junino feito pela TV Brasil vai ao ar neste sábado (23) e domingo (24), às 11h30. A atração faz parte da programação temática #nopaísdosarraiás que o canal exibe entre os dias 22 e 24.

Além de celebrar as festas - exibindo as danças, comidas típicas, santos e cantos - a atração vai retratar durante uma hora a diversidade desta tradição Brasil afora."A gente mostra um panorama dessas festas e explica as raízes disso tudo", conta a atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento que já apresentou o infantil Janela Janelinha na TV Brasil e vai conduzir o especial.

Nos estúdios, Suzana Nascimento tem a companhia do forró de Zé Matias e Trio Xodó, da quadrilha Gonzagão que integra o grupo oficial da Feira de Tradições Nordestinas do Rio e dos repentistas Miguel Bezerra e Edinaldo.

O especial conta com a parceria das emissoras da Rede Pública de Televisão (RPTV). As produções destes canais ajudam a compor um mosaico de manifestações populares. A atração inclui vídeos dos estados de São Paulo, Amazonas, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio Grande de Norte e Sergipe, além do Distrito Federal. As matérias explicam quais são as simpatias da festa junina baiana, as curiosidades como o boi-bumbá piauiense, as iguarias dos festejos na Amazônia e danças gaúchas como o maçanico e o pezinho.

O cenário traz a xilografia utilizada na literatura de cordel e o roteiro é embalado pelas canções de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Sivuca. A aposta da TV Brasil nos elementos de uma tradição ainda viva não é em vão. Algumas das obras do repertório do especial são as músicas "Cantiga do sapo", de Jackson do Pandeiro e clássicos de Luiz Gonzaga como "Olha pro céu" e "Asa Branca".

 

Serviço:
Brincando no Arraiá – sábado (23), às 11h30, na TV Brasil
Brincando no Arraiá – domingo (24), às 11h30, na TV Brasil

 

 

 

 

Sanfoneiro Marcelo Caldi apresenta sucessos do forró no Todas as Bossas deste sábado (23)
Artista canta e toca músicas do álbum "A sanfona é meu dom" e clássicos do gênero

 

No ritmo do forró, o programa Todas as Bossas recebe o arranjador, cantor e compositor Marcelo Caldi para um animado show neste sábado (23), às 22h, na TV Brasil. Gravado no estúdio da emissora, o espetáculo é um dos destaques da programação especial com temática junina #nopaísdosarraiás que o canal exibe nos dias 22, 23 e 24.

Considerado um dos maiores sanfoneiros em atuação no país, Marcelo Caldi combina clássicos do gênero com o repertório autoral do seu disco "A sanfona é meu dom", lançado em novembro do ano passado.

O artista interpreta clássicos como "De volta pro aconchego", "Gostoso demais" e "Pedras que cantam", de Dominguinhos, "João e Maria", de Chico Buarque e Sivuca", além de "A vida do viajante", de Luiz Gonzaga.

Marcelo Caldi também mostra seu trabalho autoral do último álbum em faixas como "Cadê meu São João" e "Forró do Hey", ambas parcerias com Silvério Pontes, presentes no seu terceiro disco da carreira.

 

 

Trajetória de 20 anos e projeto "Garimpo" com João Cavalcanti

 

Hábil em manusear o acordeom, Marcelo Caldi completa 20 anos de carreira em 2018 com um novo projeto ao lado de João Cavalcanti, ex-vocalista do grupo de samba Casuarina, no disco "Garimpo". O projeto traz parcerias diversificadas e canções mais elaboradas.

Em sua trajetória, Caldi já se apresentou ao lado de Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico César, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Geraldo Azevedo, Fabiana Cozza e Daniel Gonzaga, entre muitos outros. Também atuou como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife.

No show exclusivo gravado para a TV Brasil, o forrozeiro promete fazer o público dançar acompanhado no palco pelos músicos Diego Zangado (bateria), e Guto Wirtti (contrabaixo).


Sobre a atração musical

Apresentado pela jornalista e atriz Karina Cardoso e com direção de Waldecir de Oliveira, o programa Todas as Bossas é um janela para diversos estilos músicais na TV Brasil. A atração traz a cada nova edição um show que contempla a variedade de cantos, ritmos e sotaques do repertório brasileiro.

A proposta da faixa é exatamente apresentar um panorama sobre a diversidade de gêneros que formam a cena da música no país: da MPB ao axé, do samba ao rock, do romântico ao experimental. O Todas as Bossas resgata a tradição dos grandes musicais realizados no estúdio 3 da emissora pública desde os tempos da TVE do Rio de Janeiro.

 

Serviço
Todas as Bossas – Marcelo Caldi – sábado (23), às 22h, na TV Brasil

 

 

 

 

Chambinho do Acordeon participa do Antenize especial de São João
Artista interpretou o Rei do Baião no filme "Gonzaga: de Pai para Filho"

 

Para celebrar as tradições juninas, a edição especial do Antenize de São João tem a presença do músico Chambinho do Acordeon neste sábado (23), às 20h30, na TV Brasil. A atração também entra no clima da programação #nopaísdosarraiás que a emissora apresenta de 22 a 24 de junho.

Cantor, compositor e instrumentista paulistano, Chambinho do Acordeon levou para as telonas a emoção de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no papel de protagonista do longa-metragem "Gonzaga: de Pai para Filho", dirigido por Breno Silveira.

No programa da TV Brasil, Chambinho do Acordeon bate um papo sobre essa experiência com a apresentadora Karina Cardoso e toca a canção autoral "Acredite" e os clássicos "Olha pro céu" e "Qui nem jiló", de Luiz Gonzaga.

O Antenize recebe ainda a banda Chinelo de Couro, de Brasília, que tem uma formação inteiramente feminina. O grupo, composto por Júlia Carvalho, Larissa Umaytá, Letícia Fialho e Maísa Arantes de Amorim, traz em seu repertório forró, coco, ciranda, maracatu e outros ritmos brasileiros.

Ainda nesse clima, a produção da emissora pública visita a exposição "J. Borges: 80 anos", que celebra a vida do xilogravurista mais popular e conhecido do país. A exposição reúne 30 obras do artista, sendo dez inéditas.

Nessa edição especial de São João, a jornalista Karina Cardoso mostra também os bastidores do ensaio da quadrilha junina "Mala Véia", um dos mais tradicionais e vitoriosos grupos do Centro-Oeste brasileiro.

 

Sobre o programa

A riqueza cultural e artística do país, em suas diferentes formas, é a matéria-prima do Antenize, atração da TV Brasil que estreou em fevereiro. Comandado pela jornalista Karina Cardoso, o programa busca mostrar os vários sotaques do Brasil, suas representações e tradições.

Em cada episódio, dois artistas são entrevistados e convidados a apresentar seus trabalhos. Complementam a produção quadros mostrando espaços culturais brasileiros, performances, eventos e achados da internet.

Música, teatro, artes plásticas, cinema e outras linguagens se misturam. O resultado é uma produção ágil, descontraída e abrangente, que revela o pulsar cultural que vai além dos grandes centros.

 

Serviço
Antenize – sábado (23), às 20h30, na TV Brasil

 

 

 

Compartilhar: