TV Brasil exibe documentário alemão com história do futebol

Publicado em 20/06/2018 - 09:35


A programação da TV Brasil continua em ritmo de Copa do Mundo com a exibição do documentário “Um jogo de emoções - a história do futebol”. Produção alemã, a série conta história do futebol desde os primórdios, quando o jogo com bola foi inventado na China, até a Copa do Mundo de 1978. O programa vai ao ar na quarta (20), às 21h45, na TV Brasil. 

Em dois episódios de 30 minutos, a obra da Deutsche Welle revela a história do futebol a partir da China antiga. O programa mostra como o esporte atravessou o Egito, a Grécia e o Império Romano até chegar a Inglaterra onde se consolidou. Há cenas históricas, como a estreia de Pelé, aos 17 anos, na Copa do Mundo de 1958. 

A série mostra a evolução das competições internacionais de seleções como os Jogos Olímpicos e as Copas do Mundo. Inédita na televisão aberta, a série alemã traz imagens históricas históricas, como a estreia de Pelé, aos 17 anos, na Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Há imagens de Pelé chorando com os companheiros da seleção após a conquista do primeiro título em Copa pelo Brasil. 

O primeiro episódio mostra que, apesar de a Inglaterra ser considerada o berço do futebol, o jogo com bola foi inventado na China. O vencedor recebia prêmios, e o perdedor era punido com chibatadas. A partir da China, o futebol se alastrou, atravessando o Egito, seguindo até a Grécia, o Império Romano e, finalmente, a Inglaterra onde, em 1863, foi fundada a Associação de Futebol, encarregada de estabelecer as primeiras regras do jogo. O programa revê todas as Copas do início do século XX até 1958, quando Pelé estreou no mundial e o Brasil foi campeão pela primeira vez. 

O segundo episódio do documentário, que vai ao ar na semana que vem, começa com a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1962, no Chile; passa pelo mundial de 1996, na Inglaterra; e chega à Copa de 1970, no México, onde a seleção brasileira se consagrou tricampeã. O documentário alemão mostra ainda as Copas de 1974, na Alemanha, e a de 1978, na Argentina. 

 

Serviço 
Um jogo de emoções - a história do futebol - quarta-feira, dia 20, às 21h45, na TV Brasil  

Compartilhar: