X

Digite sua busca e aperte enter

Pianista Marcelo Bratke é atração do Partituras de domingo (12)

  • 10/08/2018 16h00
  • Gecom


O programa Partituras que a TV Brasil exibe às 12h30 de domingo, dia 12, traz uma apresentação inédita do pianista Marcelo Bratke, gravada em maio deste ano no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro.

Instrumentista e compositor conhecido mundialmente, Bratke faz uma conexão entre a cultura popular e a música erudita brasileira. O ponto de partida é o histórico encontro entre Villa-Lobos, Darius Milhaud e Ernesto Nazareth numa quarta-feira de cinzas do Carnaval de 1917, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Villa-Lobos e Milhaud foram ao Cinema Odeon para ouvir Nazareth, músico contratado para tocar piano na antessala do cinema.


“Villa-Lobos já era famoso aqui no Brasil, jovem ainda. E o governo brasileiro pediu que ele recebesse o grande compositor Darius Milhaud, compositor francês que iria ser adido cultural do embaixador Paul Claudel no Brasil”, explica Bratke.


“A partir desse momento, Darius Milhaud ficou muito influenciado pela música de Nazareth. Villa-Lobos, que já era (influenciado) por Nazareth, ficou muito influenciado pela música de Darius Milhaud. Foi uma verdadeira interligação que ocorreu ali. Há um diálogo interessante entre três compositores que são um fundamento da música popular brasileira.”


O pianista destaca a importância do encontro dos três e das colaborações musicais que se seguiram como um pilar importante da música popular brasileira.


“Se não fosse esse encontro, por exemplo, a Bossa Nova de Tom Jobim, que é muito inspirada nos ritmos afro-brasileiros, no pós-impressionismo francês, no jazz, e na música indígena, que veio através de Villa-Lobos, não existiria. É toda uma árvore genealógica que vai se criando através desse movimento de compositores que conversam, às vezes pessoalmente, às vezes através da música.”

No repertório do instrumentista inclui peças de Milhaud, como “Sorocaba”, “Botafogo”, “Leme”, “Ipanema”, de Villa-Lobos: “Branquinha, a boneca de louça”, “Moreninha, a boneca de massa”, “Caboclinha, a boneca de barro”, “Mulatinha, a boneca de borracha”, e de Ernesto Nazareth: “Tenebroso”, “Brejeiro”, “Ameno Resedá”, “Apanhei-te Cavaquinho”, “Odeon”, “Fon Fon.”


Serviço:
Partituras – pianista Marcelo Bratke
Domingo, 12 de agosto, às 12h30, na TV Brasil.