Circo e orquestra de frevo no Antenize

Publicado em 21/09/2018 - 15:07 e atualizado em 25/09/2018 - 15:36

O programa Antenize desta semana fala sobre circo e orquestra de frevo. A apresentadora Karina Cardoso conversa com o criador da Orquestra SpokFrevo,  o maestro pernambucano Spok, e com a trupe brasiliense Irmãos Saúde. O Antenize vai ao ar no domingo, dia 23, às 19h30, na TV Brasil. 

Com mais de 17 anos de estrada, Ankomárcio e Ruiberdan Saúde são  irmãos e juntos formam a dupla “Irmãos Saúde”, com os personagens “Chaubraubrau” e “Raquaquá”. A bordo de um micro-ônibus todo equipado e colorido, os dois brasilienses cruzam o país com o Circo Teatro Artetude, levando arte de rua para todos.

Natural de Igarassu, na Grande Recife, Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o Maestro Spok, é saxofonista e é considerado um dos maiores compositores de frevo do país. Diretor da big band SpokFrevo Orquestra, composta por 18 músicos, ele divulga a música de Pernambuco, especialmente o frevo, no Brasil e no mundo. Maestro Spok tenta inovar na linguagem do famoso ritmo sempre com o cuidado de preservar a tradição e com o espírito secular do estilo musical.

Antenize mostra ainda um aplicativo criado para ajudar mães e pais  na hora da gravidez. Outro aplicativo ensina sobre plantar e colher comidinhas dentro de casa, oferecendo diferentes formas de fazer sua própria horta sem muito trabalho. O programa também vai até a Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, que incentiva e apoia estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e literatura baianas.

O programa traz ainda o trabalho da Funqquestra, de Brasília, grupo que mistura funk, o improviso do jazz e a originalidade brasileira com a potência de uma orquestra. Por fim, o programa apresenta  o trabalho de Paulo Martins Fontes, nascido em Salvador, Bahia, em 1968, que é ilustrador e ator-bonequeiro autodidata. 

Comandado pela jornalista Karina Cardoso, Antenize busca mostrar os vários sotaques do Brasil, suas representações e tradições culturais e artísticas. Em cada episódio, dois artistas são entrevistados e convidados a apresentar seus trabalhos. Complementam a produção quadros mostrando espaços culturais brasileiros, performances, eventos e achados da internet. Música, teatro, artes plásticas, cinema e outras linguagens se misturam. O resultado é uma produção ágil, descontraída e abrangente, que revela o pulsar cultural que vai além dos grandes centros.

Serviço:
Antenize - domingo, dia 23, às 19h30, na TV Brasil 

Compartilhar: