X

Digite sua busca e aperte enter

Cobertura das eleições da EBC mostrará resultados em tempo real

Publicado em 05/10/2018 - 15:46

Mais de 250 profissionais dos veículos EBC farão a cobertura do primeiro turno das Eleições 2018, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e São Luís. A partir deste sábado, a Agência Brasil, as emissoras da Rádio Nacional, a TV Brasil, a TV NBR, a Radioagência Nacional, o Portal EBC e as redes sociais estarão empenhados em oferecer ao público ampla cobertura jornalística e transmissão em tempo real do resultado das apurações.

Durante todo o final de semana, estará envolvida no processo uma extensa equipe formada por jornalistas, produtores, editores, fotógrafos, apresentadores, cinegrafistas, além de cerca de 300 profissionais da área de operação. Estes profissionais ficarão responsáveis por levar ao público informações atualizadas acerca da votação em todo o país, o voto dos principais candidatos à Presidência e as últimas notícias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Eleitorais.

Por meio de uma ferramenta própria, desenvolvida pela EBC, o cockpit, os veículos da Empresa terão condições de acompanhar, em tempo real, os resultados da apuração, garantindo ao público informações atualizadas sobre o processo eleitoral. O sistema é atualizado automaticamente, a partir das informações enviadas pelo TSE, e permite a verificação online dos resultados das eleições para a presidência da República, governador e senador. Será possível acompanhar a apuração das urnas no país, por região e por estado, além da contagem dos votos no exterior.

Para complementar a cobertura, a EBC utilizará também a ferramenta de divulgação dos resultados das eleições do TSE, que também apresenta informações sobre as eleições para deputado federal e estadual.

Por meio do siga em tempo real, o Portal EBC (ebc.com.br), em conjunto com a Agência Brasil, vai mostrar, a partir das 17h de domingo (7), a apuração dos votos para presidente e governador. O Portal reunirá na página principal os conteúdos produzidos por todos os veículos. Além disso, a página especial de eleições (ebc.com.br/eleicoes2018) oferecerá todo o material de eleições produzido pelos veículos bem como reportagens especiais, infográficos, imagens e matérias de acompanhamento das votações e todo o país.

Agência Brasil

Para a cobertura do primeiro turno das eleições, a Agência Brasil trabalhará com equipe composta por cerca de 60 profissionais entre jornalistas, fotógrafos, tradutores, editores e correspondentes.

A Agência vai monitorar os acontecimentos de todo o país em um trabalho integrado com as rádios. Além disso, vai acompanhar de perto o dia dos candidatos à Presidência da República que estão mais bem posicionados nas pesquisas de opinião. Outro importante foco da cobertura será informar o cidadão com matérias de serviço.

Com o começo da apuração das urnas, às 17h, a Agência atuará de forma a divulgar o andamento da contagem de votos e a divulgação dos resultados. As reportagens serão publicadas em português, inglês e espanhol. Por meio do trabalho de seus correspondentes na América Latina e nos Estados Unidos, a Agência Brasil também vai oferecer ao leitor as repercussões no exterior das Eleições 2018.

Redes sociais

Uma equipe de sete profissionais, entre jornalistas e web designers, atuará das 07h de domingo até 01h de segunda-feira (8). A cobertura se dará via Twitter do EBC na Rede, com conteúdos das rádios, TV Brasil e Agência Brasil. E, a partir das 17h, com a apuração em tempo real via cockpit.

O perfil EBC na Rede já exibe, há 30 dias, especiais, conteúdos da página de eleições e peças para o Twitter, como a campanha “Eleições: verdadeiro ou falso?”.


Rádio Nacional

As Rádios Nacional de Brasília, da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões vão entrar em rede durante todo o dia para levar aos ouvintes de todo o Brasil as principais notícias do dia.

A partir das 8h, os apresentadores Valter Lima e Miguelzinho Martins darão início à programação especial de eleições, com participação, ao vivo, de especialistas e de repórteres que estarão em capitais como: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, São Luís, Rio Branco e Fortaleza.

Às 12h, é a vez de Sula Sevillis e Marcelo Ferreira comandarem a grande rede formada pelas emissoras de rádio da EBC. A partir das 17h, Luciano Barroso e Valter Lima acompanham a apuração das urnas, voto a voto. O diretor de jornalismo da EBC, Estevão Damázio, e o jornalista Eurico Tavares, também vão participar da apuração, ao vivo.

A Rádio Nacional FM de Brasília entrará em rede a partir das 17h, durante o programa de apuração dos resultados.

A equipe da rádio envolvida nesta cobertura será de cerca de 55 profissionais.

TV Brasil

A partir das 8h de domingo, a TV Brasil, com uma equipe de 80 jornalistas, divulgará boletins de hora em hora com as informações mais atualizadas acerca das eleições. Às 17h, a emissora inicia um programa ao vivo, com a apresentação de Pedro Pontes e Katiuscia Neri. Este programa levará aos telespectadores a cobertura da apuração dos votos e receberá especialistas para comentar e analisar os resultados.

TV NBR

A TV NBR, que presta serviços ao Governo Federal, vai acompanhar o momento do voto do presidente Michel Temer, em São Paulo. As imagens serão distribuídas para todas as emissoras do país.

A NBR também vai cobrir a apuração dos votos a partir das 17h. Uma equipe estará de plantão e dois apresentadores vão transmitir os primeiros números oferecidos pelo TSE para as eleições para presidência da República, governadores, senadores e deputados.


 

Compartilhar: