Primeira radionovela brasileira ganha certificado da Unesco

Publicado em 22/10/2018 - 14:46 e atualizado em 22/10/2018 - 14:51

Os roteiros da primeira radionovela brasileira, “Em busca da felicidade”, receberam da Unesco o certificado do Programa Memória do Mundo, que reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional.

“O certificado Memória do Mundo representa uma vitória para a EBC, pois reafirma o valor de seu acervo, de sua importância enquanto patrimônio documental que merece ser preservado e difundido”, disse o diretor-presidente substituto da EBC, Luiz Antonio Ferreira. Segundo ele, o roteiro estará ao lado de outros arquivos eleitos como peça fundamental para compor a memória histórico-cultural do país, servindo como fonte de pesquisa para a geração de conhecimento. “Recebemos esta conquista com alegria e orgulho. Esta certificação se soma aos nossos esforços e luta pela preservação do maior acervo público de radiodifusão brasileiro, tão rico e que se encontra em diferentes formatos”, concluiu.


Transmitida pela Rádio Nacional, "Em busca da Felicidade" foi a primeira radionovela produzida para o rádio brasileiro. Ela teve início em 1941, cinco anos após a inauguração da emissora, e terminou em 1943. Trata-se de uma história cubana escrita por Leandro Blanco e adaptada para o português por Gilberto Martins.

Confira a abertura da novela:

À época, os programas da Rádio Nacional eram gravados em acetatos à base de vidro, condição imposta durante o período da segunda guerra mundial. Extremamente frágeis, esses suportes se perderam com o tempo, e com isso, foram perdidas também as gravações originais da obra. No entanto, o arquivo da Rádio Nacional, hoje sob responsabilidade da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantém seis dos nove volumes do conjunto de roteiros da novela.

Como as gravações originais não existem mais, tornou-se ainda mais importante a preservação dos roteiros. Ao candidatar os roteiros no programa da Unesco, a EBC defendeu que, “apesar de incompleto, o conjunto de roteiros configura-se como importante registro de um momento pioneiro na radiodifusão brasileira, sendo sua preservação e conservação importante para a memória radiofônica e social de um país que por décadas parou diante dos rádios para acompanhar os capítulos das inúmeras radionovelas lançadas após o sucesso de 'Em busca da felicidade'”.

A defesa foi acolhida pela Unesco e o Acervo foi agraciado com o certificado do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Compartilhar: