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Conheça a EBC

Publicado em 06/11/2018 - 16:42

A EBC é uma empresa pública criada em 2007 para contribuir na construção da cidadania. Tem função estratégica na promoção do desenvolvimento e da integração nacional, ao levar uma programação rica em educação e cultura a todos os segmentos da sociedade brasileira, em todas as regiões do País. A Empresa foi formada com a junção dos canais de rádio e TV geridos pela estatal Radiobrás e pela Associação de Comunicação Roquette-Pinto (Acerp).  

O objetivo é atingido por meio da ação dos veículos de comunicação que compõem a EBC. E os resultados desses veículos demonstram que a EBC é efetiva.  

Clique aqui e confira alguns destaques

A Empresa tem sido reconhecida e premiada pelo trabalho desenvolvido por seus veículos, programas e profissionais. A sua galeria de troféus reúne prêmios de relevância nacional e internacional. São 11 anos de existência e mais de 120 honrarias entregues por respeitadas instituições da sociedade.  

A NBR é responsável pela cobertura da agenda da Presidência da República no Brasil e no exterior. No primeiro semestre de 2018, realizou a cobertura de 203 eventos do governo. O conteúdo da NBR é reproduzido nos telejornais e boletins de notícias das cinco maiores TVs comerciais do país. Os custos relacionados ao conteúdo produzido na NBR estão abaixo daqueles verificados no mercado. 

A TV Brasil, desde 2016, cresceu 64% em audiência e passou de 27ª para a 10ª emissora mais vista do País. A TV Brasil é a emissora aberta que mais transmite animação nacional, sem comerciais, sem violência. 

A Agência Brasil disponibiliza gratuitamente, via web, conteúdos jornalísticos em seus portais e redes sociais. É a maior agência de notícias em língua portuguesa no mundo. Sites de notícias, como Uol e Terra, e jornais impressos em todo o País reproduzem os conteúdos da Agência Brasil e aproveitam 100% do material publicado. Somente de janeiro a junho deste ano, os portais da EBC somaram mais de 25 milhões de visualizações. 

As Rádios da EBC, Nacional e MEC, têm alcance em todo o território brasileiro, caracterizando-se como um importante fator de integração nacional. Veículos consagrados e reconhecidos com diversas premiações, alguns dedicados à Rádio Nacional da Amazônia.  

A Radioagência Nacional distribui reportagens produzidas pelas rádios da EBC. Veículos do interior, espalhados pelas cinco regiões do Brasil, buscam os conteúdos que a Radioagência disponibiliza gratuitamente todos os dias. São, em média, mil matérias por mês em áudios gravados e acessados por mais de 4.500 emissoras de rádio, alcançando milhões de ouvintes. 

A Rede Nacional de Rádio distribui matérias do governo federal produzidas pela NBR para emissoras de todo o País. A Voz do Brasil tem a maior audiência do rádio brasileiro, com 60 milhões de ouvintes/dia.  

A EBC detém a exclusividade, por lei, de distribuição, aos veículos de comunicação do País, de toda a publicidade legal que os órgãos e entidades da administração pública federal devem divulgar. Mais de 2.500 clientes são atendidos pela EBC, gerando receita própria de cerca de R$ 17 milhões/ano. 

Os resultados obtidos na atividade-fim refletem a qualidade da gestão e da governança empresarial da EBC. Essa qualidade foi objeto de reconhecimento por entidades que monitoram o funcionamento das empresas estatais no Brasil.  

A EBC recebeu o Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, do instituto Social IRIS. A EBC, na atualidade, é referência na sistematização e aferição de custos no âmbito da Administração Federal (http://www.ebc.com.br/institucional/lei-de-acesso-a-informacao/custos). 

No 1º ciclo de avaliação do IG-SEST (índice de governança) do Ministério do Planejamento, em 2018, a EBC obteve a melhor pontuação dentre as empresas dependentes do Tesouro Nacional. Esse índice foi mantido no 2º ciclo.  

Em 2017, foi realizado o primeiro plano de demissão voluntária (PDV), com redução da ordem de R$ 23 milhões/ano, cerca de 6% na folha de pagamento de pessoal. O segundo PDV encontra-se em tramitação no Ministério do Planejamento. 

Desde 2016, vários contratos administrativos e de conteúdo foram renegociados em termos mais vantajosos para a empresa. Serviços terceirizados foram renovados sem aplicação de reajuste.  

Desde 2017, a boa governança da EBC permitiu ampliar a destinação dos recursos financeiros para aquisição de equipamentos de tecnologia, caracterizando o início de uma inflexão na relação custeio x investimento. A EBC realizou o menor gasto em custeio desde sua criação, R$ 132,6 milhões, tendo avançado no processo de recuperação da capacidade de investimento, R$ 27,4 milhões, relativamente a 2015, R$ 8,3 e 2016, R$ 8,4. 

Em 2018, a destinação de recursos para investimentos manterá os patamares de 2017, R$ 24,6 milhões, sendo que os recursos discricionários para custeio serão ainda menores que no exercício anterior, R$ 129,8 milhões.   

 A EBC também ajustou sua estrutura orgânica ao deixar de utilizar funções comissionadas, cujos valores alcançariam, em seu conjunto, R$10 milhões/ano.  

Os resultados acima foram alcançados apesar de a EBC ainda não contar, em sua integralidade, com os recursos provenientes da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP). Vinculado à lei de criação da EBC, o recolhimento da CFRP já totalizou cerca de R$ 3 bilhões desde 2009, sendo que 90% desse montante principal permanece em caixa, aplicado e gerando receita própria. 

Para 2019, a EBC contará com orçamento de R$ 614 milhões. Desse valor, prevê-se receita própria e vinculada da ordem de R$ 340 milhões, em virtude da contribuição para o fomento da radiodifusão pública, dos rendimentos de investimentos, de serviços de publicidade legal e institucional, e da prestação de serviços pela NBR.  

A EBC é hoje uma empresa saudável sob o ponto de vista orçamentário, financeiro e contábil. É menos dependente dos recursos do tesouro e caminha rumo à sustentabilidade econômico-financeira nos próximos 10 anos. 

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