EBC realiza ampla cobertura das eleições 2018

Publicado em 01/11/2018 - 17:01 e atualizado em 06/11/2018 - 10:56

Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) fizeram uma ampla cobertura jornalística nas Eleições 2018. Nos dois turnos, os veículos da casa (Agência Brasil, as cinco emissoras da Rádio Nacional, TV Brasil, TV NBR, Portal EBC e redes sociais) produziram programação especial, que começou por volta das 7h da manhã de domingo (dias 7 e 28) e só terminou com o fim da apuração.

Agência Brasil

A Agência Brasil foi o primeiro veículo a divulgar, em breaknews, com 10 minutos de antecedência perante outros, a notícia de que Jair Bolsonaro estava matematicamente eleito Presidente da República. Isso foi possível em razão do sistema próprio de apuração da EBC e à atenção da equipe de repórteres e editores aos resultados.

A cobertura jornalística das Eleições 2018 também alcançou números expressivos de audiência. No primeiro turno, o site da Agência Brasil recebeu cerca de 3,5 milhões de visualizações únicas (3.425.934 visitas) e registrou mais de 90 mil acessos simultâneos. No segundo turno, foram mais de um milhão de visualizações únicas.

A Agência Brasil produziu 118 matérias no segundo turno, que foram distribuídas gratuitamente para centenas de jornais, sites de notícias e publicações do Exterior.

Em cada um dos turnos, a cobertura contou com uma equipe de cerca de 60 profissionais entre jornalistas, fotógrafos, tradutores, editores e correspondentes.

Portal EBC

Uma das estratégias de entrega de conteúdo foi a realização do Siga em Tempo Real pelo Portal EBC e Agência Brasil, que apresentou as informações mais atualizadas dos resultados das eleições nos dois turnos. O Siga, no primeiro turno, obteve mais de um milhão de visualizações e apareceu no Trend Topics do Twitter.

No primeiro turno das eleições, desde as primeiras horas do dia até o fim da apuração, todas as matérias produzidas pela casa foram reunidas em uma única publicação especial facilitando a atualização das informações para os internautas.

Redes Sociais

Nas redes sociais, os resultados também foram expressivos. No Twitter, os perfis @ebcnarede, @agenciabrasil, @TVBrasil e @Radioagencia.EBC utilizaram a hashtag #EBCNasUrnas durante a cobertura das eleições. No primeiro turno, em 24 horas, foram registradas 47,4 milhões de impressões (visualizações da hashtag na timeline dos usuários), e 3,2 milhões de usuários únicos.

Os bons resultados se ampliaram no segundo turno. No dia 28 de outubro, foram 47 milhões de impressões e 4,6 milhões de pessoas alcançadas, número 40% maior do que no dia 7 de outubro.

Rádio Nacional

As emissoras da Rádio Nacional se pautaram pela celeridade na transmissão ao vivo das informações mais relevantes acerca do pleito. Nos dois domingos de eleição, a emissora realizou 14 horas de transmissões ao vivo. No primeiro turno, participaram da transmissão 33 profissionais entre jornalistas, produtores e locutores. No segundo turno, foram 28 trabalhadores.

Estiveram em rede no primeiro e segundo turnos as emissoras Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional FM, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões. Além disso, várias emissoras parceiras retransmitiram a cobertura realizada pelos profissionais da EBC.

Além da transmissão ao vivo dos últimos fatos, nos fins de semana dos dois turnos (dias 6, 7, 27 e 28 de outubro), foram produzidas 150 matérias sobre eleições. Em todo o mês de outubro, foram publicados 260 áudios sobre o pleito. Esse conteúdo, além de ir ao ar nas rádios, foi disponibilizado gratuitamente para ser utilizado por emissoras de rádio de todo país por meio da Radioagência Nacional.

Na internet, o site radios.ebc.com.br (que reúne o conteúdo das 7 emissoras) foi acessado por cerca de 80 mil internautas durante os dias de votação (62.709 visualizações únicas no primeiro turno e 17.028 no segundo turno).

TV Brasil

No primeiro turno, dia 7 de outubro, a TV Brasil realizou 347 minutos de transmissão ao vivo. No segundo turno, foram 236 minutos ao vivo, sendo 6 flashes e um programa com 221 minutos.

O resultado das eleições presidenciais foi anunciado na TV Brasil às 19h12 do domingo (28).

Na internet, o site da TV Brasil obteve nos dois domingos de eleição cerca de 170 mil visualizações únicas. No primeiro turno, o canal da TV Brasil no Youtube ficou entre os vinte conteúdos mais assistidos, chegando a 12ª posição. No segundo turno, o canal bateu recorde de visualizações. No total, foram mais de 772 mil reproduções, com pico simultâneo de 45.141 visualizações.

 Além disso, a programação das eleições 2018 incluiu entrevistas com 8 candidatos à Presidência. As entrevistas foram realizadas entre os dias 17/08 e 13/09, somando 382 minutos de transmissão.

NBR

A TV NBR foi responsável pela gravação e distribuição dos dois pronunciamentos da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber. Eles foram ao ar nas vésperas do primeiro e segundo turnos das Eleições.

Também atuou na cobertura das agendas do governo federal, do Tribunal Superior Eleitoral, dos palácios da Alvorada e do Planalto e acompanhou a movimentação no Centro Nacional do Sistema Único de Segurança Pública (PRF).

As equipes acompanharam a votação do presidente Michel Temer e a movimentação no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Todo conteúdo produzido foi distribuído para emissoras de todo país e do mundo que acompanharam as eleições no Brasil. O material foi disponibilizado, ainda, nas redes sociais com mais de 15 mil visualizações no Twitter e mais de 17 mil visualizações no Youtube.

No segundo turno, a NBR produziu 9 horas de cobertura com 18 boletins de entradas ao vivo.
 

Rede Nacional de Rádio 

Todo conteúdo produzido foi distribuído pela Rede Nacional de Rádio para emissoras de todo país e do mundo que acompanharam as eleições no Brasil. O material foi disponibilizado, ainda, nas redes sociais com mais de 15 mil visualizações no Twitter e mais de 17 mil visualizações no Youtube.

No segundo turno, a NBR produziu 9 horas de cobertura com 18 boletins de entradas ao vivo.

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