Obra de Jorge Amado é tema do programa Trilha de Letras

Publicado em 06/05/2019 - 18:18

Considerado um dos mais populares e conhecidos autores brasileiros no mundo, o escritor baiano Jorge Amado é lembrado nessa edição inédita do programa Trilha de Letras que a TV Brasil exibe na terça (7), às 23h30.

Para falar sobre a obra e o legado do romancista, a apresentadora Katy Navarro recebe no estúdio da emissora a jornalista Joselia Aguiar que é biógrafa de Jorge Amado. Ela fala sobre os personagens marcantes e cheios de ginga que estão presentes na literatura do premiado autor, campeão de vendas no país.

A produção literária de Jorge Amado é referência no romance ficcional. O escritor redigiu obras que estão no imaginário popular. Ele é o autor cujos livros foram mais adaptados para cinema, teatro e televisão.

Jorge Amado escreveu grandes clássicos da literatura brasileira como os romances "Capitães de Areia" (1937), "Gabriela, cravo e canela" (1958), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1966), "Teresa Batista cansada de guerra" (1972) e "Tieta do Agreste" (1977). Essas obras fizeram sucessos na dramaturgia nacional na tevê e na sétima arte.

A biografia de Joselia Aguiar contempla cerca de 600 páginas, com histórias e fotografias exclusivas do baiano, fruto de uma criteriosa pesquisa realizada pela autora diretamente no acervo do artista. Com 49 livros publicados, Jorge Amado teve sua obra trazida para mais de 40 idiomas em 80 países.

Essa edição do programa Trilha de Letras ainda traz o depoimento do historiador Luiz Antonio Simas que comenta a produção literária do escritor homenageado pela TV Brasil. O especialista comenta a trajetória do autor e a conjuntura histórica em que ele produziu suas publicações.

No quadro "Leituras", a produtora Maíra de Assis lê um trecho e comenta o livro " A morte e a morte de Quincas Berro D’água" de Jorge Amado. Já no quadro "Dando a Letra", Day Fernandes fala sobre a sua obra "A Fortaleza".

Sobre a nova temporada

Dirigida pela jornalista Emília Ferraz, idealizadora do programa, a terceira temporada do Trilha de Letras vai homenagear grandes autores nacionais e estrangeiros. A produção celebra a obra de ícones como Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, José Saramago.

Nessa leva de edições inéditas, Katy Navarro assume a apresentação do programa no lugar do escritor e roteirista Raphael Montesque conduziu as entrevistas nos dois primeiros anos da atração. Ela já participava da produção no quadro "Leituras com Katy".

Com o slogan "Trilha, o caminho da literatura passa aqui", o programa Trilha de Letras está no ar às terças, às 23h30. A atração da emissora pública tem horário alternativo na madrugada de domingo para segunda-feira, à 1h.

Serviço

Trilha de Letras – terça-feira, dia 7/5, às 23h30, na TV Brasil.

Trilha de Letras – domingo, dia 7/5 para segunda-feira, dia 29/4, à 1h, na TV Brasil.

 

Tags: TV Brasil

Compartilhar: