Festival de Música Rádio MEC 2019 alcança novo recorde de inscrições

Publicado em 14/06/2019 - 08:38

O Festival de Música Rádio MEC bateu o recorde de inscrições com 687 obras participantes em sua décima primeira edição. O prazo para participar do concurso em 2019 terminou na última segunda-feira, dia 10 de junho.

Ao todo, participam da seleção 50 músicas clássicas, 75 infantis, 104 instrumentais e 458 canções de música popular brasileira. Até agora, o ano com mais inscrições tinha sido 2015, com 415 músicas.

"Ver mais pessoas procurando nosso festival mostra a importância do evento na cultura brasileira e a relevância da marca Rádio MEC para a sociedade. A cada edição temos observado um crescimento nas inscrições, mas este ano a dimensão foi uma surpresa", afirma Thiago Regotto, gerente da emissora.

O gestor destaca a importância das iniciativas de mídia cruzada entre os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o apoio de diversos setores da empresa e a parceria com outras instituições que valorizam a música clássica.

"Acreditamos que a ação de divulgação que fizemos enviando material promocional para escolas de música, os spots na própria radio, o apoio da TV Brasil e a campanha digital feita no Portal EBC e nas redes sociais foram fundamentais neste sucesso", completa Regotto.

Critérios e categorias do Festival

Os critérios para seleção das canções observam a qualidade artística – música, letra, partitura e interpretação – e a originalidade da obra. O Festival conta com a participação do público através de votação pela internet.

A iniciativa da Rádio MEC (AM/FM) visa revelar e divulgar gravações de músicas inéditas. O Festival busca, ainda, abrir espaço na programação das emissoras para cantores, compositores e instrumentistas.

Em julho, a Comissão Julgadora anuncia os seis semifinalistas de cada gênero musical. Já em agosto, serão definidos os três finalistas que vão participar da cerimônia de premiação, marcada para 25 de setembro, em evento na Sala Cecília Meireles.

A premiação contempla artistas em nove categorias: Melhor Canção, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Música Infantil, Melhor Intérprete de Música Infantil, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete de Música Instrumental, Melhor Música Clássica, Melhor Intérprete de Música Clássica e Melhor Música eleita pelo Voto Popular (Internet).

Mais detalhes sobre a seleção no site do Festival: http://radios.ebc.com.br/festivaldemusica.

Próximas etapas do concurso

As etapas do Festival de Música Rádio MEC contemplam: o período de inscrições; a escolha, divulgação e veiculação das semifinalistas; a escolha, divulgação e veiculação das músicas finalistas com votação pela Internet; e a divulgação dos vencedores em evento a ser realizado em setembro.

Do total de inscrições válidas, a Comissão Julgadora selecionará 24 músicas que serão veiculas nas emissoras no período de um mês. Na etapa seguinte, as 12 obras finalistas permanecem na programação e são disponibilizadas para votação pela Internet.

A Comissão Julgadora será composta por até cinco membros, personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A emissora realiza a cerimônia de premiação no dia 25 de setembro de 2019, em evento na Sala Cecília Meireles, com as músicas finalistas, para divulgar os vencedores do Festival de Música Rádio MEC 2019.

Os vencedores de todas as categorias serão premiados com troféus e a transmissão da música na programação da Rádio MEC (AM/FM), de acordo com o perfil de cada emissora.

Cronograma do Festival de Música Rádio MEC 2019:

12/04 – Publicação do edital

12/04 a 10/06 – Período de inscrição

22/07 – Divulgação das músicas semifinalistas no site

23/07 a 23/08 – Período de execução das músicas semifinalistas nas emissoras

26/08 – Divulgação das músicas finalistas no site

26/08 a 25/09 – Período de execução das músicas finalistas nas emissoras

26/08 a 25/09 – Votação pela Internet

25/09 – Divulgação dos vencedores

Compartilhar: