Agência Brasil é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo

Publicado em 11/07/2019 - 14:20 e atualizado em 11/07/2019 - 15:04

A repórter da Agência Brasil, Mariana Tokarnia, é finalista da 3ª edição do Prêmio da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) de Jornalismo, na categoria Internet Nacional, com a reportagem “Ingresso de indígenas em faculdades é nove vezes maior do que em 2010”.

A matéria retrata o aumento no número de indígenas matriculados no ensino superior e conta a história de Maritana Silva dos Santos Neta, do povo Tuxá de Banzaê (BA), que aos 35 anos cursa Engenharia Civil em uma faculdade particular.

“Eu fiquei muito feliz com a indicação; tanto por ter ficado entre repórteres que eu considero muito bons, quanto pelo próprio assunto da matéria. A inclusão dos indígenas no ensino superior é um tema muito importante de ser abordado”, comemora Tokarnia.

A repórter da Agência Brasil concorre com reportagens publicadas nos portais de notícias G1 e O Estado de S.Paulo.

Leia aqui a reportagem

O prêmio oferecido pela ABMES tem como objetivo incentivar a produção de reportagens que abordem a educação superior no Brasil.

Este ano, a premiação recebeu a inscrição de 296 matérias jornalísticas. Uma comissão julgadora composta por três membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) selecionou as 24 finalistas, que disputam em oito categorias.

O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 6 de agosto, em Brasília. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 100 mil em prêmios.

Compartilhar: