TV Brasil exibe programas especiais para o Enem 2019

Publicado em 24/10/2019 - 14:44 e atualizado em 24/10/2019 - 14:47

Pelo sexto ano consecutivo, a TV Brasil acompanha o Exame Nacional do Ensino Médio com o especial “Caiu no Enem”. Dessa vez, a atração conta com três programas diferentes, exibidos ao vivo a partir desta segunda-feira (28) até 10 de novembro. São produções que reúnem entrevistas com professores e alunos, matérias sobre curiosidades, dicas e informações importantes a respeito das provas.

Apresentado por Carolina Rocha, o “Plantão Enem” vai ao ar de segunda a sexta, às 9h15. Diariamente, o especial traz sempre dois convidados para uma conversa no estúdio, reportagens sobre personagens e histórias relacionadas ao exame, com entradas ao vivo de outras localidades. A acessibilidade também é marca do programa: o intérprete Jhonatas Narciso faz a tradução simultânea de todo o conteúdo em língua brasileira de sinais.

Ao todo, serão dez programas de 15 minutos cada, sem intervalos. Entre os temas abordados nestas edições do “Plantão Enem” estão linguagens, códigos e suas tecnologias; redação e temas abordados; ciências humanas; ciências da natureza; casos especiais do Enem; como evitar imprevistos na hora da prova; primeiros lugares no exame; matemática e suas tecnologias; como o resultado da avaliação pode ser usado; e o uso de tecnologias no estudo preparatório.

Nos sábados que antecedem as provas, dias 2 e 9 de novembro, a TV Brasil leva ao ar o “Caiu no Enem - Esquenta”, às 20h30. Com 26 minutos, a atração apresenta as últimas dicas para os estudantes se prepararem para o exame.

Já nos domingos, dias 4 e 11 de novembro, às 20h30, após a realização das provas, os especialistas analisam as questões propostas no “Caiu no Enem”. Os professores comentam a avaliação, destacam quais foram os principais temas cobrados e apontam as surpresas do exame em edições com 52 minutos de duração.

No primeiro fim de semana (2 e 3/11), a apresentação dos programas fica por conta da jornalista Priscila Rangel. A também jornalista Karina Cardoso comanda as atrações do sábado e domingo seguintes (9 e 10/11).

Interprogramas com informações importantes sobre o Enem também serão veiculados durante a programação diária da TV Brasil, com recomendações e informes úteis para os estudantes.

As produções também vão ao ar nas redes sociais da emissora pública: FacebookTwitter e Youtube.

Interação nas redes sociais

O público ainda tem a chance participar do especial “Caiu no Enem” em tempo real.

Ao longo de toda a programação, os estudantes podem enviar dúvidas e comentários para os professores nos perfis da TV Brasil nas redes sociais por meio da hashtag #PlantãoEnem de segunda a sexta, e #CaiuNoEnem nos finais de semana. No caso do “Plantão Enem”, a interação segue por mais dez minutos após o encerramento do programa. 

Plataforma Atualidades Enem

Este ano, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou a Plataforma Atualidades Enem, que reúne, mês a mês, a cobertura realizada por seus veículos sobre os principais fatos e notícias de 2019. A página ajuda os alunos a se preparar para a prova e facilita a busca por conteúdos atuais.

Provas

Nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10, cerca de cinco milhões de candidatos realizam em todo o país as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, em 1.727 municípios brasileiros.

No dia 3 de novembro, os estudantes encaram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que envolvem conhecimentos de história, geografia e sociologia. Também devem resolver 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redigir uma redação. Essa primeira prova tem cinco horas e meia de duração.

Já na semana seguinte, no dia 10 de novembro, os concorrentes terão cinco horas para fazer as 45 questões de matemática e mais 45 de ciências da natureza que contemplam o aprendizado em disciplinas como física, química e biologia.

Alerta para o horário das provas

A aplicação do exame segue o horário de Brasília. Nos dois dias de prova, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A avaliação começa às 13h30. Os candidatos devem ficar atentos para verificar na localidade onde moram o horário exato do exame.

Serviço:

Caiu no Enem

Plantão Enem: segunda a sexta-feira, de 28/10 a 8/11, às 9h15

Caiu no Enem - Esquenta: sábados, dias 2 e 9/11, às 20h30

Caiu no Enem: domingo, dias 3 e 10/11, às 20h30

Compartilhar: