Rádios

Publicado em 10/09/2012 - 17:05 e atualizado em 04/07/2018 - 17:39

O Sistema EBC de Rádio é composto por oito emissoras que cobrem todo o território nacional: Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional FM, Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio MEC FM, Rádio MEC AM Rio, Rádio MEC AM Brasília, Rádio Nacional do Alto Solimões e Rádio Nacional da Amazônia.

Durante o ano de 2016, de modo geral, a audiência das Rádios apresentou crescimento de 54,8% ao se comparar com o ano anterior. No total, foram mais de 9.000 ouvintes por minuto, somando todas as Rádios (excetuadas as Rádios Nacional da Amazônia e Alto Solimões, que não são mensuradas por institutos de aferição de audiência).


Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 kHz)
Rádio Nacional AM de Brasília (980 kHz)
Rádio Nacional FM de Brasília (96,1 MHz)
Rádio Nacional da Amazônia (OC - 11.780 kHz e 6.180 kHz)
Rádio Nacional AM do Alto Solimões (AM 670 kHz e FM 96,1 MHz)
Rádio MEC AM (800 kHz)
Rádio MEC FM (99,3 MHz)
Rádio MEC AM de Brasília (800 MHz) 



Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 kHz)
Presente na memória afetiva da população como a emissora que mostrou o Brasil aos brasileiros e reconhecida como referência de programação plural e popular, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro reúne, na mesma grade, música, informação, humor, dramaturgia, esporte e programas de auditório.

História
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1936. Até o final de 2012, estava instalada no Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu da América Latina.

No início dos anos 1940, foi a principal emissora da América Latina e uma das cinco mais potentes do mundo. As transmissões em ondas médias e em três estações de ondas curtas levaram o rádio brasileiro longe e integraram as regiões mais distantes do território nacional.

A emissora desbravou novos gêneros, sistematizou a linguagem sonora e consolidou as matrizes do rádio popular no País.

Da Rádio Nacional do Rio de Janeiro emanavam e faziam eco no país as vozes de intérpretes como Dolores Duran, Cauby Peixoto, Dorival Caymmi, Dalva de Oliveira, Marlene, Emilinha, Carmélia Alves, Orlando Silva, Francisco Alves, Carlos Galhardo e muitos outros.

A Rádio era o palco do maestro Radamés Gnatalli, que vestiu a música popular com arranjos de extrema riqueza. E foi por meio dela que Luiz Gonzaga espalhou o baião, o xote, o coco e o forró por todo o Brasil, que Paulo Gracindo e Brandão Filho brilharam com o Primo rico e o primo pobre e que a Radionovela virou mania nacional entre os brasileiros.

O Repórter Esso, com Heron Domingues, surgiu primeiro na Nacional do Rio de Janeiro.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (21) 2117 6779
E-mail: ouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/nacionalrioam


Rádio Nacional AM de Brasília - 980 kHz

Primeira emissora de rádio de Brasília, transmite notícias para o Distrito Federal, durante o dia, e para todo o Brasil, durante a noite, permanecendo 24 horas no ar. Com espaço para participação do ouvinte na programação, é comprometida com a informação objetiva, promoção de direitos e construção da cidadania, com abordagem de áreas como saúde, educação, política, economia, meio ambiente, cultura, esporte e utilidade pública.

História
A Rádio Nacional de Brasília foi criada em 1958 para apoiar a construção de Brasília e servir como meio de comunicação para os trabalhadores que estavam construindo a nova capital.

Em 1974, a Rádio Nacional passou a transmitir sua programação com 600 kw de potência e pôde ser sintonizada à noite em todo o Brasil.

Com a fusão da EBN (Empresa Brasileira de Notícias) com a Radiobrás, em 1989, a Rádio Nacional passou a ser a geradora da Voz do Brasil e das Redes Obrigatórias de Rádio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A partir de 2004, a emissora começa a implantar um novo modelo de radiodifusão pública, voltando seu conteúdo para o interesse do cidadão.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (61) 3799.5474 | 3799.5471 | 3799.5529
Rádio Nacional AM de Brasília | Caixa Postal 259 | CEP: 70710-750
Email: centraldoouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/nacionalbrasiliaam


Rádio Nacional FM Brasília (96,1 MHz)

Tem como destaque a música brasileira, a MPB tradicional e a contemporânea, a música instrumental, os novos talentos e a música de artistas de Brasília, assim como dos países de língua portuguesa e da América Latina. Desde 2009, realiza um dos eventos mais importantes para promoção da cultura local: o Festival de Música da Rádio Nacional FM.

História

A Nacional foi a primeira emissora FM de Brasília, entrando no ar em 1976. Os destaques de sua programação são o melhor da música brasileira e a informação de qualidade. Transmitindo com 20 Kilowatts de potência, pode ser sintonizada em todo o Distrito Federal e entorno. O sinal da Nacional FM também é disponibilizado via internet e satélite digital.

http://radios.ebc.com.br/nacionalfmbrasilia

Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz)
A rádio fortalece o elo entre as comunidades da Amazônia, integra a região com outros estados do Brasil e valoriza a diversidade cultural. Carinhosamente chamada de “orelhão da Amazônia”, ela divulga recados e promove o reencontro de familiares e amigos. Sua programação tem como destaque a prestação de serviços e a valorização e divulgação da diversidade cultural da Amazônia.

História
Inaugurada em 1º de setembro de 1977, a emissora transmite em ondas curtas para a região amazônica, com cobertura de mais da metade do território nacional. Atinge, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (61) 3799.5474 | 3799.5471 | 3799.5529
Endereço: Rádio Nacional da Amazônia | Caixa Postal 258 CEP: 70359-970
Email: centraldoouvinte@ebc.com.b
http://radios.ebc.com.br/nacionalamazonia

Rádio Nacional do Alto Solimões (AM 670 kHz e FM 96,1 MHz )

Única emissora de rádio em Tabatinga, ela liga parte dos nove municípios da região do Alto Solimões, servindo de ponte para a informação e a comunicação dos povos, das comunidades locais e dos municípios da região, inclusive da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. Sua programação é diversificada, com jornalismo, música, cultura local e muita prestação de serviço.

História
Criada em 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões é hoje a mais nova das emissoras da EBC. Programas como Coisas da Terra, Tarde Cabocla, Boa Noite Solimões misturam informação local e nacional com protagonismo para a produção da região

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (97) 3412.2829 | 3412.2516
E-mail: altosolimoes@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/nacionalaltosolimoes

Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 kHz)

Sinônimo de educação, arte e cultura, com destaque para os tradicionais programas de auditórios, a MEC AM foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sua programação musical contempla a diversidade da música popular brasileira, os programas infanto-juvenis, a interatividade com o ouvinte, temas como infância, sustentabilidade, inclusão, questões de gênero e educação, entre outros.

História
A Rádio MEC descende da primeira rádio educativa do Brasil, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize. Ela não aceitava propaganda política ou comercial e nasceu com o compromisso de levar educação e cultura à população brasileira. Sem condições de manter e modernizar o seu parque de equipamentos, em 7 de setembro de 1936, Roquette-Pinto decidiu doar a emissora a um órgão oficial – o então Ministério da Educação e Saúde - com a condição de que a rádio permanecesse fiel ao seu lema cultural e educativo.

A Rádio MEC possui, hoje, um dos mais importantes acervos do rádio brasileiro, com quase 50 mil fitas de gravações e programas temáticos. Só o patrimônio de vozes reúne falas de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Monteiro Lobato, Drummond, John Kennedy, Vinícius de Moraes, Winston Churchill, Baden Powell e Ary Barroso, entre muitos outros. O acervo musical guarda títulos como "Antologia do Choro", "Quadrante", "História do Jazz" e "O humor na História da Música", além de fitas com gravações inéditas de grandes momentos das músicas brasileira e internacional.

Também fazem parte deste acervo os grandes momentos da poesia e literatura brasileiras, com Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Rubem Braga e Dinah Silveira de Queiroz, que escreviam crônicas semanais, lidas por Paulo Autran no programa “Quadrante”. A Rádio MEC revelou ao mundo o talento da jovem Arlete Pinheiro, que na Rádio MEC se transformou em Fernanda Montenegro.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (21) 2117 6779
E-mail: ouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/mecamrio


Rádio MEC FM – Rio de Janeiro (99,3MHz)

A MEC FM vem dedicando quase a totalidade de sua grade de programação à música de concerto, com janelas de jazz, choro e música instrumental. Bach, Mozart, Villa-Lobos, Debussy, Verdi, Beethoven, Ernesto Nazareth, Chopin, Vivaldi, Radamés Gnatalli e vários outros grandes compositores são a alma do repertório da emissora.

Sua programação diária inclui agendas culturais relativas aos eventos musicais e de artes em geral que ocorrem na cidade e também fora do Rio de Janeiro. A emissora também interage com o seu público ouvinte e leva a música clássica para pontos de grande movimento, em transmissões externas, em parceria ou não com outras instituições dedicadas à difusão cultural.

Toda a programação da emissora é retransmitida também para Brasília.

História
A Rádio MEC descende da primeira rádio educativa do Brasil, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize. A emissora foi criada em 10 de maio de 1983 e é a única emissora de música de concerto no país, cumprindo o seu papel de difusão desse importante gênero musical. A emissora transmite o mais antigo programa de música clássica do rádio brasileiro: Ópera Completa, no ar desde 1953.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (21) 2117 6779
E-mail: ouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/mecfmrio

Radio MEC AM Brasília – 800kHz

A Rádio MEC AM de Brasília retransmite a programação da Rádio MEC FM do Rio de Janeiro. 

Compartilhar: