A EBC estréia cobertura multimídia no Fórum Social Temático

Publicado em 23/01/2012 - 18:36

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) chegará com um novo formato de cobertura jornalística no Fórum Social Temático, que acontece em Porto Alegre e região metropolitana de 24 a 29 de janeiro. Pela primeira vez, todos os veículos da empresa atuarão conjuntamente em uma cobertura jornalística integrada e convergente, compartilhando conteúdos e trabalhando em espaços únicos, as “redações multimídia”, em Porto Alegre e Brasília.

Profissionais da TV Brasil, Rádio Nacional e Agência Brasil vão compartilhar pautas, fontes e entrevistados, e atuar simultaneamente na transmissão de alguns eventos. Além de ser publicado e transmitido pelos veículos já conhecidos (rádio, tv e agência de notícias) todo o conteúdo produzido será reunido no hotsite fst2012.ebc.com.br, construído especialmente para o evento, e que também terá produção de conteúdo próprio com linguagem multimídia, para ser disseminado nas redes sociais através da hashtag #ebcnarede. “A idéia é aproveitar ao máximo tudo o que for produzido pelos veículos de comunicação da EBC e nos prepararmos para cobrir de forma convergente os grandes eventos que acontecerão este ano no Brasil, como a Rio+20 e as eleições municipais”, afirma o superintendente de comunicação multimídia  da empresa, Ricardo Negrão.

O evento que abriu a cobertura da EBC no fórum foi um debate ao vivo, realizado na última sexta-feira, 20, nos estúdios da Rádio Nacional em Brasília, e que teve a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a antropóloga Iara Pietricovsky de Oliveira e os jornalistas Cynara Menezes e Lauro Mesquita. A conversa, que girou em torno da participação social na elaboração de políticas de direitos humanos no Brasil, foi transmitida ao vivo pelo hotsite da cobertura do FST 2012, e os internautas participaram enviando perguntas via twitter.

Esquema de cobertura

Para cobrir o evento, que terá mais de 900 atividades, entre palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas, a EBC conta com as parcerias da TV Educativa do Rio Grande do Sul, TV Assembléia RS e da Rádio Cultura de Porto Alegre.

Durante os seis dias do fórum, serão transmitidos boletins diários durante a programação da TV Brasil, da Rádio Nacional, flashes no site da Agência Brasil (agenciabrasil.ebc.com.br) e participação nos noticiários e programas das Rádios e TV.

Pelo site fst2012.ebc.com.br o público terá acesso a streamings  de vídeo, áudio, transmissões de debates e todo o material produzido pelos veículos de comunicação da EBC.

 A EBC estabeleceu parceria para compartilhamento de conteúdo com o Conexões Globais, evento do fórum promovido pelo Coletivo de Vídeo que tem como objetivo incentivar o ativismo digital. Estão programadas conexões virtuais com coletivos de outras partes do planeta, como os Indignados 15M (Espanha) e Occupy Wall Street, (Estados Unidos).  Para a diretora de jornalismo da EBC, Nereide Beirão, “o Fórum Social e as discussões promovidas nele têm muito a ver com a aposta da EBC e da comunicação pública: criar espaços de debate, de participação social, e apoiar os que têm iniciativa”.

 Veja a programação de cobertura da EBC aqui.

Compartilhar: